Secretaria de Educação não aprova Curso de Pós-Ensino Médio

Parlamentar questiona o fim dos cursos em Mogi
13/12/2001 15:19

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luis Carlos Gondim (PV) enviou requerimento de informação à secretária de Estado da Educação, Rose Neubauer, questionando se é meta da Secretaria impedir que os jovens egressos do Ensino Médio de Mogi das Cruzes continuem seus estudos.

O parlamentar está indignado com a Secretaria Estadual de Educação que não aprovou os Planos de Curso de Pós-Ensino Médio para o ano de 2002, enviados pelas Escolas Estaduais "Francisco Ferreira Lopes", "Dr. Deodato Wertheimer" e "Washington Luis", todas de Mogi das Cruzes.

Há nove meses, estas escolas apresentaram seus planos de curso para o parecer da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas. Os documentos foram devolvidos recentemente pela Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo, com numerosas exigências, muitas delas impossíveis de serem cumpridas, em virtude do prazo de menos de duas semanas para os ajustes necessários.

Para Gondim, o procedimento da Secretaria de Educação "é um absurdo, pois vai impedir que os jovens mogianos continuem os estudos que são fundamentais para a inserção no mercado de trabalho, já tão difícil".

No requerimento de informação enviado à secretária Rose Neubauer, o deputado questiona sobre os critérios técnicos e pedagógicos que foram utilizados pela Secretaria e que resultaram na não aprovação dos cursos em Mogi das Cruzes. Neste ano de 2001, a EE "Dr. Deodato Wertheimer" ofereceu o curso noturno de Tecnologia em Informática, com 4 salas de aula; a EE "Dr. Washington Luís", Técnico em Química, 5 salas, e Tecnologia e Guia de Turismo Nacional, 3 salas, ambos no período noturno, e a EE "Francisco Ferreira Lopes", realizou os cursos de Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Contabilidade, cada qual com uma sala de aula por período (manhã, tarde e noite), beneficiando cerca de 700 alunos de Mogi das Cruzes.

alesp