Cooperativa de Agricultores da Região de Orlândia


26/02/2003 18:27

Compartilhar:


Da Assessoria

A Cooperativa de Agricultores da Região de Orlândia comemora, no próximo dia 28 de fevereiro, 40 anos de fundação com evento festivo, que contará com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O deputado Marquinho Tortorello (PPS), natural de São Joaquim da Barra, município vizinho de Orlândia, apresentou o Requerimento de Congratulações 125/2003, publicado nesta terça feira, 25/2, no Diário Oficial do Estado.

"Os 59 empreendedores fundadores talvez não imaginassem que seus esforços se multiplicariam de forma geométrica como aconteceu. A partir de uma de suas necessidades iniciais - a compra mais barata de insumos - a cooperativa passou a produzir, em parceira com a Cooperfértil, em Campinas, mais de 210 mil toneladas de fertilizantes", disse Tortorello, lembrando que isso transformou a pequena entidade na maior cooperativa de grãos em vários Estados.

A Carol chega a operar mais de 1 milhão de toneladas de grãos e possui mais de 1.800 cooperados em quase 100 municípios, 23 silos (8 em São Paulo) e 14 pontos de venda (9 em São Paulo), laboratórios próprios de clínica veterinária, além de programas de inseminação artificial e piscicultura.

"A Carol é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores exemplos de cooperativismo em todo o Brasil. Sua história confunde-se com o desenvolvimento da região onde nasci e passei boa parte de minha infância - a Alta Mogiana. Uma administração séria e comprometida com seus filiados que, incansáveis, continuaram a contribuir para o desenvolvimento da agropecuária de nosso Estado e do Brasil", completou o deputado Tortorello.

alesp