A elegância metafísica substancial da obra de Vera Cavallari

Acervo Artístico
05/02/2003 16:54

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Emanuel von Lauenstein Massarani

"Nós aprendemos fazendo", dizia Santo Agostinho. Da mesma maneira Vera Cavallari desenvolve uma experiência informal, na qual o gesto e o labirinto dos sinais se investem de um imediatismo pragmático, coincidente, porém, com os impulsos mais meditados e profundos.

Osmar Pinheiro, cujo atelier a artista freqüenta, afirma que "Vera busca uma espécie de pele da pintura, como criação de um corpo autônomo, capaz de falar da pintura sem desnecessárias narrativas. Aqui a pintura é assunto de seu próprio fazer, sua espessura e matéria são já o tema do trabalho. Daí a economia cromática que conduz para tons quase sempre terra e a extrema simplificação formal de planos quase sem cortes".

Com refinada inteligência e fantasia, a pintora desfruta, quase inconscientemente, das numerosas experiências da pintura contemporânea -- de modo especial do abstracionismo -- e as funde em imagens próprias que nascem de lembranças ou recordações de sonhos vividos.

Acreditamos que a artista esteja alcançando a síntese de um longo trabalho de pesquisa, seja formal que existencial, cuja poética alcança os tons mais elevados e os ritmos mais modulados. Trata-se de uma pintura intelectual, mas não fria, carregada de vitalidade, aberta aos encontros e repleta de imaginação e de poesia.

O díptico Sombras Prateadas, doado por Vera Cavallari ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, possui uma forte elegância metafísica substancial que é a dos sentimentos.



A artista

Vera Lúcia M. Cavallari nasceu em São Paulo no ano de 1940. Formou-se em Pedagogia e Psicodramatria pela PUC, São Paulo. Atuou como diretora e orientadora educacional em colégios particulares da capital, coordenou o setor de treinamento de educadores da Fundação Bradesco e participou de pesquisas no Cenpec.

Dedica-se as artes plásticas desde 1994. Cursou aulas de pintura e desenho sob orientação dos professores Dalton de Lucca e Vera Martins no Chessington Art Group (Londres) e, também, pelo professor Roberts.

Realizou sua primeira exposição individual no Atelier Dalton, em São Paulo, e participou de uma exposição coletiva em Chessington Art Group, Londres.

alesp