Novos serviços eletrônicos da Imprensa Oficial dão agilidade nas publicações e uso de informações oficiais

Um dos serviços, a certificação de documentos oficiais, garante rapidez, segurança e qualidade à Justiça
14/05/2002 21:47

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Imprensa Oficial do Estado passa a oferecer ao público, a partir desta quarta-feira, 15/5, quatro novos serviços eletrônicos, que foram anunciados na terça-feira, 14/5, pelo presidente da empresa, Sérgio Kobayashi, durante o seminário de Tecnologia da Imprensa Oficial, destinado aos usuários e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Sérgio Kobayashi discorreu sobre a história da Imprensa Oficial e explicou o caminho percorrido pela empresa até tornar-se a primeira autarquia brasileira certificadora de documentos oficiais. "O desafio de dar um salto de tecnologia proposto pelo governador Mário Covas foi possível graças, ao trabalho sério e, principalmente, às parcerias bem sucedidas", lembrou. As mudanças começaram em 1995 e transformaram a Imprensa Oficial numa das maiores gráficas do país, numa grande e premiada co-editora de livros universitários e na provedora oficial das informações do Governo do Estado de São Paulo.

O Poder Legislativo paulista foi representado na solenidade pelo secretário-geral parlamentar, Auro Augusto Caliman. Ele está certo de que os novos serviços da Imprensa Oficial também servirão como instrumento para que a Assembléia Legislativa atenda ainda mais prontamente à demanda da população do Estado de São Paulo.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo do Valle Nogueira Filho, que junto a Sérgio Kobayashi integraram a mesa de abertura dos trabalhos do seminário, foram unânimes em afirmar a importância dos serviços lançados pela Imprensa Oficial, em particular a certificação digital, que reduz o trâmite de publicações judiciais em 220 dias.

Os serviços

A Autoridade Certificadora Imprensa Oficial SP emitirá um certificado digital empregando tecnologia da empresa norte-americana VeriSgn. O selo vai garantir a integridade das informações do momento da transmissão até a publicação dos textos oficiais.



O PUBnet é um sistema de transmissão pela Internet de matérias para publicação no Diário Oficial do Estado geradas em cerca de 4 mil pontos do Estado de São Paulo, instalados em órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Graças a essa tecnologia foi possível ao maior jornal do mundo em número de páginas (cerca de 1.300 por dia) publicar em 12 horas matérias que demoravam de sete a 12 dias. O acesso ao sistema, a partir do próximo dia 20, será possível através do endereço www. imprensaoficial.com.br/pubnet.com.br.

O serviço e-diario oficial, sistema de busca no banco de dados do endereço www.imprensaoficial.com.br/e-diariooficial ou www.e-diarioficial.com.br que vai possibilitar o acesso a um acervo de todas as páginas publicadas nos nove cadernos do Diário Oficial do Estado desde 1992, atende a dois objetivos básicos: preservar e transformar o acervo de papel e de microfilme do jornal em arquivos digitais e facilitar o acesso dos usuários à documentação.

O e-justitia é um serviço que deve favorecer principalmente os advogados, demais profissionais do Direito e empresas. Também é um serviço de busca e clipping eletrônico. Através dele, os usuários previamente cadastrados vão receber diariamente por meio eletrônico a informação sobre a data, edição e origem da matéria onde foi publicada determinada palavra ou combinação de palavras solicitada pelo assinante.

alesp