Dia Estadual da Mamografia


05/02/2010 17:02

Compartilhar:


Pela primeira vez comemorou-se, no dia 5/2, o Dia Estadual da Mamografia, conforme lei de autoria do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), sancionada em setembro de 2009. Segundo o parlamentar, esta data foi escolhida por ser o Dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas (especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias).

O intuito de Gondim é reforçar os mutirões de mamografia no Estado, unindo a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde e prefeituras paulistas, com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre a importância do exame.

O câncer de mama é a doença que mais mata as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início, chegando a 95% as chances de cura.

O exame que detecta o problema é a mamografia, por isso a importância de desenvolver mutirões de mamografia e campanhas de prevenção e divulgação do diagnóstico precoce. É fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp