Parceria para restauração de casarão em Guarujá


17/11/2010 16:50

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) propôs ao Governo do Estado a celebração de um convênio com a Prefeitura de Guarujá, visando a restauração do casarão do Santa Emília. A reivindicação foi formalizada pela parlamentar, por meio de indicação protocolada na Assembleia Legislativa e enviada ao governador.

A ação da deputada Prandi tem como base estudo realizado pela arquiteta Patrícia Regina Gomes de Lima. A importância arquitetônica e histórica do imóvel foi tema da monografia na conclusão do curso de pós-graduação em restauração de patrimônio histórico feito por Patrícia Lima na UniSantos.

"Houve inclusive início de um processo de tombamento do casarão pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado. Entretanto, até hoje, o imóvel não está entre os patrimônios protegidos pelo órgão. Ao mesmo tempo, a falta de obras para sua restauração impede o resgate de uma importante página da história de Guarujá", enfatiza a deputada Prandi.

Em estilo neoclássico, o Casarão Santa Emília tem características que remontam à arquitetura acadêmica dos séculos 18 e 19. Porém, o neoclássico do Santa Emília difere do estilo urbano de Ramos de Azevedo, contemporâneo desta época e responsável por diversas obras na capital paulista. O estilo do casarão remonta à fase do Brasil eminentemente agrícola, um período em que Guarujá era dividido em três grandes propriedades rurais.

Na concepção da deputada Prandi, juntamente com a restauração, o casarão deveria passar a abrigar um espaço cultural. "É uma questão que precisa ser discutida com a comunidade cultural da cidade, mas poderia haver, por exemplo, um museu para abrigar o acervo que conta a história de Guarujá. Além disso, também há espaços para oficinas e cursos ligados ao setor", concluiu a parlamentar.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp