Os índios e a identidade brasileira em discussão na Semana Orlando Villas Bôas


20/04/2005 11:23

Compartilhar:


A identidade brasileira, discutida a partir de suas raízes. Essa é a proposta de debate da Semana Orlando Villas Bôas e do evento que ela engloba, o 5º Fórum Nacional de Identidade Brasileira. O encontro, que acontecerá nos dias 25, 27 e 28 de abril próximo, no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa, é promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e pelo Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização (CBCC).

Estarão em debate temas como a cultura e a integração dos indígenas, a demarcação de limites de reservas e parques e a multietnicidade da identidade brasileira. Participarão de mesas-redondas, entre outros, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes; as antropólogas Carmen Junqueira e Maria Helena Villas Bôas, da PUC/SP; o diretor da FFLCH/USP, Sedi Hirano; e os jornalistas Washington Novaes e Antônio Ximenes.

A abertura da Semana Orlando Villas Bôas será no dia 25/4, às 15 h, com a presença, entre outros, de Marina Villas Boas (viúva do indigenista, falecido em 2002); do professor Noel Villas Bôas (filho do indigenista e membro do Conselho Indigenista da Funai); de Mayra Jacchieri (atual presidente do CBCC); do presidente do ILP, Maurílio Maldonado; e dos membros da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, os deputados Rodrigo Garcia (presidente), Fausto Figueira (1º secretário) e Geraldo Vinholi (2º secretário).

Na ocasião serão inauguradas exposições com obras do artista plástico Carlos Jacchieri e fotos de Renato Soares e Noel Villas Bôas Elas estarão abertas ao público, com entrada gratuita, de 25 a 29 de abril, no Espaço V Centenário, na Assembléia Legislativa, das 10 às 19 h. Além de artista plástico, professor, cenógrafo e ensaísta, Jacchieri fundou o CBCC aos 79 anos, foi um dos idealizadores do Fórum de Identidade Nacional e grande articulador de debates sobre a cultura brasileira. Jacchieri, que teve participação importante na IV Semana Orlando Villas Boas, realizada no ano passado, faleceu em 2005.

Mesas-redondas

Serão realizadas duas mesas-redondas por dia, em 27 e 28 de abril, às 16h30 e às 19 h. No primeiro debate da quarta-feira, o antropólogo Mércio Pereira Gomes (presidente da Funai), e os jornalistas Washington Novaes (consultor de meio ambiente da TV Cultura/SP) e Ulisses Capozoli (presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico) debaterão o tema "Cultura e Integração", com a mediação da fotógrafa Maureen Bisiliat.

Às 19 h, "Fronteiras e Terras Indígenas" é o tema a ser discutido pela antropóloga Carmen Junqueira e pelo médico Roberto Baruzzi (que tem grande experiência com índios brasileiros), com mediação do também médico Manu Lafer (que desenvolveu trabalhos no Xingu).

No dia 28/4, quinta-feira, a primeira mesa-redonda volta a abordar o tema "Cultura e Integração", dessa vez com a participação de Maria Helena Villas Bôas, Jorge Duarte (superintendente do 3ºsetor/Senac) e Mayra Jacchieri (mediadora).

Na última mesa-redonda do evento, os sociólogos Sedi Hirano e Marcus Rufino debaterão, com mediação de Antônio Ximenes, o tema "Identidade Brasileira Multiétnica".

Orlando Villas Bôas

Orlando Villas Bôas (1914-2002) esteve à frente da expedição Roncador Xingu, que desbravou o Centro-Oeste Brasileiro, criou mais de 43 cidades e entrou em contato com civilizações indígenas sob risco de dizimação pela ação desordenada do progresso. Com a criação do Parque Xingu, em 1961 (hoje a mais importante reserva indígena das Américas), Orlando e seus irmãos Leonardo e Cláudio garantiram a sobrevivência de mais de 4.500 índios de 14 etnias.

alesp