Epidemia de dengue pode ser causada pelo aquecimento global


18/04/2008 19:19

Compartilhar:


Os perigos das mudanças climáticas para a saúde humana foram destacados, no Dia Mundial da Saúde, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a epidemia de dengue é apontada como um dos possíveis efeitos do aquecimento global.

Para a sanitarista e especialista em Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), escritório regional da OMS, Mara Lúcia Carneiro Oliveira, o aumento da temperatura e da umidade, aliado ao desmatamento, favorece a proliferação do mosquito da dengue em áreas urbanas.

"Quanto mais passa o tempo, mais recebemos informações preocupantes. O aquecimento global avança de forma muito rápida e preocupante. Portanto cabe ao parlamento paulista discutir realmente os danos causados pelas queimadas nos canaviais e creio que o relatório da CPI da cana-de-açúcar tem tudo para colaborar com o meio ambiente", afirmou Rafael Silva, presidente da CPI na Assembléia Legislativa.

A OPAS reunirá representantes de países da América do Sul e da América Central para o desenvolvimento de uma plano de ação do setor saúde, tendo em foco o aquecimento global.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, reconheceu para o repórter Morillo Carvalho, da Agência Brasil, que a dengue pode ser considerada um exemplo de como as mudanças climáticas colocam em risco a saúde pública. Em entrevista o secretário disse que "é sabido hoje que, com o aumento da temperatura, as regiões no sul dos Estados Unidos e Europa estão se tornando zonas endêmicas porque o aumento da temperatura faz com que o mosquito da dengue encontre condições para se proliferar".

"Em anos anteriores, nosso Estado sofreu muito com a dengue. Espero que tenhamos o controle da epidemia e que nossa população não sofra com essa doença que leva muitos a morte", disse o deputado Rafael Silva.



rsilva@al.sp.gov.br

alesp