Wagner Lino quer audiência pública para discutir método de flotação


07/06/2001 15:53

Compartilhar:


O deputado estadual Wagner Lino (PT) quer que seja realizada uma audiência pública, entre as Comissões de Meio Ambiente e de Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa, para debater o projeto de despoluição do rio Pinheiros por meio do método de flotação. A audiência também deve tratar sobre o bombeamento do rio para a represa Billings.

O projeto de flotação já tinha sido anunciado em 1997 durante a gestão anterior do governo Covas, mas não foi implantado.

De acordo com o deputado, "esta tecnologia já é conhecida há quase um século e tem sido aplicada com sucesso em algumas circunstâncias, em experiências de menor envergadura". Como exemplo no Estado, o deputado citou os projetos de flotação desenvolvidos nos lagos do Parque Ibirapuera e Aclimação que, segundo ele, não podem ser extrapolados para o rio Pinheiros pois, as condições hidrológicas são bastante diferentes. As águas dos lagos estão em condições aeróbicas, pois possuem um mínimo de oxigênio, enquanto que as águas do rio Pinheiros são consideradas anaeróbicas. Por isto, o tratamento, particularmente para a remoção de fósforo, não apresentará as mesmas condições favoráveis encontradas nos lagos.

"Além do mais, vamos sair de uma experiência de tratamento de 100 litros/segundo de água para 50 mil litros/segundo, uma diferença de escala que pode inviabilizar o projeto. Aliado a isto teremos também uma produção diária de aproximadamente 770 toneladas/dia de lodo, para o qual não existe ainda proposta de tratamento ou disposição final. Com base nesses questionamentos a Secretaria de Recursos Hídricos, por meio de avaliações da Sabesp, havia recuado com o projeto de flotação em 1997", disse o deputado.

"Na verdade", lembra Lino, "a principal finalidade do projeto é o bombeamento de água do Rio Pinheiros para a represa Billings, visando a reativação da Usina Hidroelétrica Henry Borden. Por isso, é importante termos esclarecimentos técnicos e científicos com relação aos impactos causados à qualidade da água da represa Billings e sobre a viabilidade do projeto de flotação".

Em março Wagner Lino solicitou a convocação do secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, para explicar o método de flotação na Assembléia, mas não obteve resposta.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/6853)

alesp