Frente Parlamentar Pró-Turismo será criada nesta terça-feira


18/06/2001 17:07

Compartilhar:


A Frente Parlamentar Paulista Pró-Turismo será lançada nesta terça-feira, 19/6, às 16 horas, no plenário José Bonifácio da Assembléia Legislativa. A criação da Frente, de cunho suprapartidário, já conta com assinaturas de 34 deputados e a previsão é de que até o dia de seu lançamento sejam coletadas pelo menos mais 20 assinaturas.

De acordo com o líder do PSDB na Assembléia, deputado Sidney Beraldo, a grande adesão dos deputados à iniciativa ocorre em função da importância que o turismo assumiu na economia do Estado de São Paulo. Até o ano de 2005, deverão ser investidos no setor R$ 7,1 bilhões, por meio da Bolsa de Negócios da Secretaria Estadual de Esportes e Turismo. Esses investimentos poderão gerar cerca de 258 mil empregos no Estado.

Apesar do acelerado crescimento da atividade turística no Estado, o setor ainda sofre com indefinições. Para Beraldo, falta uma visão mais abrangente do setor. "É necessária a criação de políticas públicas claras para o turismo; essa é uma das grandes tarefas da Frente Parlamentar."

A Frente Parlamentar Pró-Turismo, que vai trabalhar em parceria com as entidades representativas do setor, também vai enfrentar o desafio de promover a consolidação da legislação estadual para o setor. A deputada Maria do Carmo Piunti (PSDB), uma das idealizadoras da Frente, acredita que somente com uma legislação moderna e eficiente é que as atividades da área do turismo poderão se desenvolver de maneira sustentável.

Estarão presentes no lançamento da Frente Parlamentar representantes da Embratur; São Paulo Convention & Visitors Bureau; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FHORESP); União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) e outros.

A idéia da Frente Parlamentar Pró-Turismo surgiu durante o funcionamento do Fórum São Paulo Século 21 dentro das atividades do Grupo de Turismo e Serviços. Uma das propostas do Grupo, que consta no relatório final do Fórum, foi a continuidade de seu trabalho na Assembléia Legislativa e sua posterior transformação em Frente Parlamentar. A bancada do PSDB acolheu a sugestão e convidou a deputada Maria do Carmo Piunti para coordenar os trabalhos.

(Mais informações, ligue para a Liderança do PSDB: 3886.6964)

alesp