Formação de mão-de-obra para exploração de gás e petróleo


26/11/2007 20:06

Compartilhar:


A formação de mão-de-obra para atender as demandas relacionadas à exploração do gás e do petróleo na Bacia de Santos é o tema de encontro que acontece nesta terça-feira, 27/11, às 15h, no Escritório de Negócios de Gás e Petróleo da Baixada Santista.

O gerente da região da Baixada Santista do Centro Paula Souza, Ademar Batista Heméritas, virá à cidade especificamente para reunião com o gerente geral da unidade da Petrobras, José Luís Marcusso. O encontro foi articulado pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que está preocupada em assegurar que os moradores da região possam ocupar as vagas que serão geradas.

O Centro Paula Souza está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e é responsável pela abertura e manutenção de escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs). No início de novembro, Prandi esteve reunida com Heméritas e manifestou sua preocupação. "Sugeri a reunião com a Petrobras e a idéia foi prontamente aceita. O objetivo é assegurar que nossos jovens e demais trabalhadores estejam capacitados para ocupar as vagas que serão abertas", destaca Maria Lúcia.

Segundo acrescenta, a Petrobras já anunciou que dará preferência a contratações regionais, sempre que houver oferta compatível. "A expectativa é que as oportunidades sejam muitas. O escritório de negócios ficará responsável pelas transações comerciais e por todas as ações de logística referentes à produção de gás e petróleo na bacia de Santos", enfatiza a parlamentar.

Prandi destaca que o potencial de geração de postos de trabalho deve ser analisado não só em relação a empregos diretos na Petrobras, mas também sob a ótica de atividades que serão necessárias à empresa, devido à diversidade de demandas do setor. "Fornecimento de alimentação e hotelaria são dois exemplos", cita a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp