Aprovado projeto que homenageia criador dos Jogos Abertos do Interior


12/03/2007 14:36

Compartilhar:


Proposta da deputada Maria Lúcia Prandi (projeto de lei 680/03) aprovada nesta semana pela Assembléia Legislativa dá a denominação de Horácio Baby Barioni aos Jogos Abertos do Interior, em homenagem ao jornalista que idealizou e coordenou a realização da disputa na década de 30.

Pela proposta da parlamentar que tramitou durante quatro anos no Legislativo Paulista, o nome do jornalista será incorporado à nomenclatura oficial da competição, que passa a se chamar Jogos Aberto do Interior Horácio Baby Barioni.

Ao comemorar a aprovação, a deputada Prandi fez questão de ressaltar a contribuição do professor Edésio Santoro, ex-diretor do Colégio Canadá. "Foi ele quem trouxe a sugestão ao mandato e deu os subsídios para a elaboração do projeto", destaca a parlamentar. Aprovado pelo Plenário da Assembléia, a proposta agora depende da sanção do governador José Serra para se tornar lei e entrar em vigor já na edição deste ano dos jogos, que acontecerá em Praia Grande.

"Aposto na sensibilidade do governador para homologar esta iniciativa, que é uma justa homenagem e contribui para que a história desportiva de São Paulo e do Brasil não se perca ou fique esquecida". Conforme recorda a parlamentar, Horácio Baby Barioni foi um idealista que plantou a semente daquela que se tornou a maior competição desportiva do país.

"Este ano, será a 71ª edição dos Jogos Abertos. A competição reúne anualmente a nata do esporte brasileiro. Certamente, a maioria dos atletas brasileiros que estarão nos Jogos Pan-Americanos também virá a Praia Grande para a disputa dos Jogos Abertos. É uma espécie de Olimpíada brasileira", enfatiza.

Para Maria Lúcia, é justo afirmar que Baby Barioni está para o esporte olímpico paulista e do país como o Barão Pierre de Coubertien está para a comunidade olímpica internacional.

Horácio Barioni

Descendente de italianos, Horácio Baby Barioni foi um dos primeiros cronistas esportivos do Estado. Desde jovem, atuou na promoção de espetáculos desportivos, inclusive de automobilismo e motonáutica. Aproveitando essa experiência, Baby idealizou a realização de um encontro esportivo de grande alcance.

Por iniciativa própria, enviou ofícios a centenas de prefeitos de cidades do interior do Brasil, convidando-os a participar do evento. Nasciam assim, em 1936, os Jogos Abertos do Interior. A primeira edição da disputa, realizada na cidade de Monte Alto, reuniu apenas equipes de basquete vindas de Araraquara, Franca, Olímpia, Araçatuba, Casa Branca, Caçapava e Uberlândia.

Nos anos seguintes, disputas de ciclismo, vôlei, atletismo, natação, xadrez e tênis foram agregadas e outras cidades entraram na competição, confirmando a tendência de crescimento da competição. Além de cuidar durante vários anos de todos os detalhes da organização, Barioni enviava reportagens aos jornais e editava a Revista dos Jogos.

Com a oficialização dos jogos pelo governo do Estado, as disputas ficaram restritas às cidades paulistas e o cronista foi afastado da organização, reassumido-a anos mais tarde. À época, Baby levou ao interior técnicas modernas de treinamento, conseguidas em contatos com técnicos estrangeiros e por meio de leituras especializadas.

Sem dúvida, foi o homem que lançou as bases para que o interior de São Paulo se transformasse num celeiro de revelações e potência esportiva do país. Com o passar dos anos, os jogos ganharam cada vez mais importância, tornando-se uma espécie de Olimpíadas do Interior de São Paulo.

Neste ano, entre 15 e 28/10, a cidade Praia Grande vai sediar a 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior. O evento deverá reunir cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, comissão técnica e equipe apoio das delegações dos municípios que virão para a disputa. "Vamos tentar articular para que durante a solenidade de abertura haja um momento para homenagear o idealizador dos Jogos, marcando a primeira edição da competição após a aprovação do projeto", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp