Comemorado o dia do profissional da educação física


01/09/2003 18:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Marquinho Tortorello

O deputado Marquinho Tortorello (PPS) participou nesta segunda feira, 1º/9, de diversos eventos alusivos às comemorações do "Dia do Profissional da Educação Física", data em que a lei 9.696/98 foi sancionada pelo presidente da Republica, reconhecendo a profissão depois de quase cem anos da instalação do primeiro curso superior no país.

Durante os eventos, Tortorello lembrou que o Brasil passa por um momento muito especial, afirmando que o progresso e o desenvolvimento passam necessariamente pela Educação. "Essa afirmação tornou-se voz comum, mas nem sempre as conclusões que ela implica são consideradas", advertiu.

"Educação não se resume a um processo acumulativo de informações. Não desprezamos os conteúdos de programas básicos para o desenvolvimento educacional, mas tais conhecimentos também supõem vivências que instrumentalizem os cidadãos para usufruir da corporeidade no cotidiano. Esta é a tarefa específica da Educação Física: proporcionar o instrumental necessário para a aquisição de uma cultura corporal, não somente do ponto de vista biológico e da aptidão física, mas também pelo relacionamento com o universo lúdico da existência e pelo fomento de uma sociabilidade positiva."

Tortorello reiterou com veemência que, para essa tarefa, existe apenas e unicamente um profissional capacitado: o professor de Educação Física, que também possui a prerrogativa de ser um profissional da Saúde (Resolução nº 218 do Ministério da Saúde, de 06/03/97).

Durante as comemorações, Marquinho Tortorello respondeu algumas questões sobre seu trabalho em favor da Educação Física. "Preocupa-nos, antes de tudo, o futuro reservado às crianças e aos jovens do nosso Estado, especialmente aqueles de famílias menos favorecidas, que não dispõem de alternativas satisfatórias fora do recinto escolar, o que fatalmente influencia negativamente sua qualidade de vida. Lamentavelmente, com apenas uma ou duas aulas semanais, podemos prever os futuros problemas fisiológicos e aqueles advindos da hipocinética", declarou.

Contando com o apoio de importantes profissionais da área para a conquista de melhores condições para a disciplina, o deputado relembrou as dificuldades enfrentadas até que a Educação Física voltasse às escolas de forma segura, primeiro na LDB, na qual o termo "obrigatória" foi incluído, e até o 17 de março de 2003, quando o governador Geraldo Alckmin promulgou a Lei 11.361/03, de sua autoria, que tornou obrigatória as aulas de Educação Física na rede estadual de ensino, ministrada por professores especializados.

"A Lei 9.696/98 veio coroar o reconhecimento que a sociedade já deu à nossa contribuição em prol de seu desenvolvimento. Como profissional e como parlamentar só posso testemunhar que a implantação do sistema CONFEF / CREF´S veio consolidar esse reconhecimento, mesmo que com um atraso quase secular, e que a profissão teve nos últimos cinco anos um progresso nunca visto, mas nossa luta deve ser contínua e cada vez com mais afinco", afirmou o deputado, concluindo com a advertência de que a "Educação Física não pode mais ser usada com finalidades politiqueiras mas que deve valer-se e impor-se cada vez mais".

mtortorello@al.sp.gov.br

alesp