Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Luiz Cláudio Marcolino


26/01/2011 17:47

Compartilhar:


Luiz Cláudio Marcolino iniciou sua militância política no final dos anos 1980, atuando no movimento estudantil. Simultaneamente participava dos movimentos populares na zona sul da cidade de São Paulo. Morador da região de Interlagos, Luiz Cláudio conhecia bem a dura realidade das comunidades locais que lutavam por moradia, asfalto, saúde, educação etc. Destacou-se durante a administração da ex-prefeita Luiza Erundina (1989 a 2002), quando coordenou o trabalho de mobilização e organização dos moradores em 73 bairros. Foi candidato pela primeira vez em 2010, quando foi eleito com 96.594 votos, sendo 64.148 na capital paulista.

Foram muitas conquistas, com bandeiras que continuam atuais e que Luiz Cláudio nunca abandonou. Ele manteve seu trabalho e acrescentou novas demandas. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1989. Entrou na Faculdade São Luiz, em 1998, e se formou em Economia, no ano de 2002.

Funcionário do Banco Itaú desde 1989, foi na categoria dos bancários que se destacou nacionalmente. Convidado a participar da diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, em 1991, foi secretário e, em 1998, se elegeu para os cargos de secretário geral e de presidente, cargo do qual se encontra licenciado.

Luiz Cláudio Marcolino é economista e organizador do livro "Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil " do Plano Real à Crise Financeira". Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no primeiro ano de mandado do ex-presidente Lula. Foi ainda presidente da Comissão Municipal de Emprego, na cidade de São Paulo.

Para Luiz Cláudio Marcolino, o mandato tem que estar em sintonia com a construção de propostas e projetos, que é um processo permanente, e que contará sempre com a colaboração ativa dos cidadãos e principalmente dos movimentos sociais.

Seu mandato deverá estar a serviço dos trabalhadores lutando pelo fortalecimento do Estado principalmente nas áreas da moradia, saúde, educação, segurança e transporte. Lutará também pela valorização do serviço público e do servidor, contra a precarização do trabalho. Seus projetos e seu trabalho legislativo deverão obedecer a esses compromissos.

Apoiará ainda projetos de economia e créditos solidários, especialmente, por meio do incentivo ao cooperativismo e empreendorismo. Buscará um maior desenvolvimento econômico e social atendendo a vocação econômica de cada região do Estado. Será um fiscalizador implacável das ações do governo estadual e lutará por mais recursos para os municípios e projetos que atendam setores excluídos da sociedade.

alesp