Nivaldo Santana promove audiência pública sobre racismo

(com fotos)
31/05/2001 16:35

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB) a Assembléia Legislativa de São Paulo realizou nesta quinta-feira, 31/5, uma audiência pública preparatória para a III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, à Discriminação Racial, à Xenofobia e a Intolerâncias Correlatas, que se realizará no próximo mês de setembro, em Durban, na África do Sul. "É um modo de a Assembléia contribuir de forma ativa e incisiva na preparação deste evento", afirmou o parlamentar.

Durante a audiência, que foi aberta com uma apresentação dos cantores Marcelo Ribas e Maria da Paixão, o professor Dennis Oliveira, coordenador da União Estadual dos Negros pela Igualdade (Unegro), apresentou dados indicativos das proporções do racismo no país e descreveu, em linhas gerais, como se dará a participação brasileira na III Conferência. "O Brasil possui a maior população negra fora da África e foi construído sobre o trabalho escravo, por isso tem muito a dizer sobre a discriminação racial", disse Oliveira.

Também participaram da audiência o presidente do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros do Estado de São Paulo (Ceabra), João Carlos Borges Martins; a assessora de cultura afro-brasileira da Secretaria de Estado da Cultura, Thereza Santos, e Antonio da Silva Pinto, da Coordenadoria do Negro da Prefeitura de São Paulo.

A Conferência de Durban será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reunirá chefes de Estado de quase todos os países do mundo, nos moldes da que se realizou em 1992, no Rio de Janeiro, sobre a questão ecológica.

alesp