Rodovias do Vale terão pacote de obras


18/03/2005 16:18

Compartilhar:


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) programou para este ano um pacote de obras para a rodovia dos Tropeiros (SP-68) e três de seus acessos, no Vale do Paraíba. Com um orçamento total de R$ 6,8 milhões, os serviços consistem na recuperação e conservação das pistas. Os benefícios atendem a um pedido feito em diversas oportunidades pelo deputado estadual Luís Carlos Gondim Teixeira (PL).

Para esses trabalhos, o DER publicou na terça-feira, 15/3, dois editais para escolher as empreiteiras. O parlamentar vem fazendo essas reivindicações desde 2000, por meio de indicações e moções apresentadas à Assembléia Legislativa e encaminhadas ao Governo do Estado.

Gondim também fez os pedidos diretamente à Superintendência do DER e à Secretaria de Estado dos Transportes. "Insisti muito junto ao Estado para conseguir essas melhorias. Essa iniciativa era necessária para atender às reivindicações das autoridades e motoristas daquela região. Agora estão sendo colhidos os bons frutos desse trabalho", explicou Gondim.

A obra de maior valor está avaliada em R$ 5,5 milhões e consiste na recuperação de 21,8 quilômetros de pavimento " entre o km 246,5 e o km 268,3 da estrada ", situado entre os municípios de Areias e São José do Barreiro. Também serão efetuadas a terraplenagem, a implantação de nova sinalização e drenagem da estrada.

Pelo projeto do DER, os serviços deverão ser executados em um ano. As propostas das empresas serão aceitas até as 11 horas do dia 6 de abril.

Conservação

A outra licitação garantirá a conservação do asfalto da rodovia dos Tropeiros e dos acessos 244, 221 e 54 à estrada. Serão beneficiados os municípios de Areias, Queluz, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal. Essa manutenção custará 1,2 milhão. A entrega das propostas deverá ocorrer até 11 horas da próxima terça-feira (22/03).

As estradas beneficiadas sempre ficam prejudicadas em períodos de constantes chuvas. O problema mais recente foi registrado no acesso 244 (Areias-Queluz), que está interditado desde o início de fevereiro. No km 2,5, a pista afundou devido ao deslizamento da terra de sustentação do asfalto. Uma cratera de aproximadamente 60 metros de comprimento e 18 metros de profundidade foi aberta nesse trecho.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp