Sindicato dos Bancários divulga Lei das Filas nas agências bancárias de Campinas

Entidade distribui cartilha em bancos e faz audiência pública para discutir lei, de autoria do deputado Petterson Prado
21/05/2002 15:14

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região inicia nesta terça-feira, 21/5, a divulgação nas agências bancárias de Campinas da Lei Estadual 10.993, que obriga os estabelecimentos bancários a atenderem os clientes em tempo que varia de 15 a 30 minutos. Os sindicalistas visitarão os principais bancos da cidade, iniciando pelas agências da avenida Francisco Glicério, onde distribuirão cartilhas contendo o texto integral da lei e chamando a atenção dos usuários para a audiência pública sobre o assunto, que será realizada no próximo dia 27 de maio, em Campinas. O deputado Petterson Prado (PPS), autor do projeto que deu origem à lei, irá acompanhar os sindicalistas às agências.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários, Roberto Fukumaro, as visitas aos bancos se estenderão até a próxima sexta-feira. As agências dos bairros da cidade também serão visitadas. O objetivo das visitas, segundo o sindicato, é divulgar a nova lei junto ao usuário do sistema financeiro. Em vigor desde 21 de dezembro de 2001, a lei aguarda regulamentação pelo governo do Estado. "Temos que fazer com que a lei, já promulgada, seja efetivamente colocada em prática. Para isso, o governo precisa regulamentá-la e a população pode ajudar se conhecer a lei", avalia Prado.

O Sindicato dos Bancários vem discutindo a nova lei desde o final de fevereiro, por meio de uma série de audiências públicas. As audiências começaram pelas cidades de Sumaré e Hortolândia e irão se estender a outros importantes municípios da região - além de Campinas, o sindicato representa mais 42 cidades.

Para os representantes do sindicato, além de melhorar o atendimento nas agências, a Lei 10.993 pode obrigar os bancos a gerar novas vagas, contribuindo para a redução do desemprego na categoria.

alesp