Opinião - Responsabilidade Ambiental dentro das igrejas


06/05/2009 15:57

Compartilhar:


É cada vez mais comum se ouvir falar em cidades ecológicas, conscientização ambiental, preservação da natureza e, agora, em igrejas verdes. Isso tudo por que o mundo tem enfrentado momentos caóticos. Por não ter cuidado do patrimônio que Deus deixou, o ser humano passou a ver as consequências de frente: catástrofes, tragédias, aquecimento global, efeito estufa, tesouros naturais destruídos, poluição, desmatamento e a extinção de inúmeros animais que nossos filhos só poderão conhecer pelas fotos.

Talvez seja tarde demais para algumas perdas que foram definitivas, mas ainda é tempo de salvar muitas coisas, de organizar o que ainda temos, de valorizar o planeta e de respeitar a natureza que clama por cuidados especiais.

São muitas as bandeiras erguidas por organizações não governamentais, associações, ações políticas, leis e projetos que criam programas como o da reciclagem, que vem ganhando um número significativo de novos adeptos.

E, diante desse quadro, as igrejas evangélicas também se moveram e abriram espaço para a conscientização ecológica, dando origem às igrejas verdes. Mas o que significa "ser verde"? É vestir a natureza na própria alma, é lutar para preservar o nosso verde através de atitudes inteligentes, tais como aderir ao programa de reciclar materiais, instalando os contêineres dentro do espaço físico das igrejas, economizando água e energia, preferindo fornecedores com responsabilidade ambiental na hora da compra, divulgando mais as notícias sobre meio ambiente em quadros de aviso, entre muitas outras iniciativas.

Estou aguardando a aprovação do projeto de lei que cria o Programa de Reutilização da Água da Chuva, voltado para edificações urbanas. As vantagens desse programa são várias, mas as principais são estas: economia de água " sendo menor o consumo, a conta no final do mês também será mais acessível ao bolso do cidadão, além de se evitar problemas com racionamento " e amenizar os efeitos da impermeabilização do solo " como alagamentos e inundações.

Outra iniciativa inteligente que entra na organização das igrejas verdes é a captação da energia solar, que é capaz de prover abastecimento em tempo integral, dia e noite, seja no verão ou no inverno. O sistema é independente da rede elétrica e não faz uso de nenhuma fonte poluente para seu abastecimento. Como fonte primária de energia, o sistema utiliza células fotovoltaicas para captação da energia solar. A busca de sistemas alternativos de energia vem crescendo bastante nos últimos anos devido ao aumento do consumo e da dependência mundial sobre a geração de energia através de fontes não renováveis.

Eu acredito que, com todas essas soluções, as igrejas verdes farão uma grande diferença entrando para essa luta em favor da natureza. E estou certo de que em breve poderemos ver grandes resultados, afinal, estamos diante de um cenário de união e cooperatividade por uma causa nobre. Que Deus abençoe a todos!



*José Bittencourt é deputado estadual pelo PDT

alesp