Solenidade do programa "Cidadania Rural" em Andradina


01/04/2008 17:33

Compartilhar:


Os trabalhadores rurais da região de Andradina, no noroeste do Estado, foram os primeiros de São Paulo a receber o serviço de cadastramento do programa "Cidadania Rural" do Ministério da Previdência Social. Na solenidade de lançamento do programa, na cidade de Andradina, ocorrida no dia 25/3, o secretário-executivo do ministério, Carlos Eduardo Gabas, fez pessoalmente o cadastro de um casal de assentados naquele município. O programa vai cadastrar todos os trabalhadores dos acampamentos e assentamentos rurais do Estado com o fim de facilitar a concessão de benefícios como aposentadoria rural. Uma das novidades é o reconhecimento de que o trabalhador acampado, que aguarda ser assentado pelos programas de reforma agrária, tenha esse tempo reconhecido como trabalhado.

O deputado Simão Pedro (PT) compareceu ao ato, que contou também com o superintendente estadual do Incra, Raimundo Pires, o deputado Cido Sério (PT), a vice-presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária, Sônia Moraes, o prefeito da cidade e vereadores da região, além de dezenas de lideranças dos 30 assentamentos rurais da região e dos movimentos sociais, como o MST e a Feraesp.

"Conheci muitas pessoas que trabalharam na roça a vida inteira, tiveram que migrar para as grandes cidades e, ao buscar a aposentadoria, não conseguiam comprovar os anos trabalhados. O Estado lhes deu as costas e eles, com razão, se sentiram injustiçados. Com este programa, o governo Lula faz justiça social àqueles que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento do Brasil".



spedro@al.sp.gov.br

alesp