Lançada a Marcha Paulista em Defesa dos Municípios 2011

Aprofundamento de diálogo com governo estadual é meta dos prefeitos
22/11/2011 14:23

Compartilhar:


Nesta segunda-feira, 21/11, ocorreu na Assembleia Legislativa a cerimônia de abertura da Marcha Paulista em Defesa dos Municípios 2011. No evento, foi lançada também a 10ª edição da revista Finanças dos Municípios, que é editada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, que é também coordenador estadual da Associação Brasileira de Municípios (ABM), considerou uma vitória a presença e participação do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. Ele ressaltou a intenção da Marcha Paulista de ampliar e institucionalizar o diálogo com o governo estadual.

"Há uma necessidade urgente de estabelecimento de um diálogo constante entre Estado, municípios e governo federal", afirmou Edson Aparecido. "É necessário o estabelecimento de um novo pacto federativo no país, para uma redistribuição dos recursos que melhor atenda os municípios", continuou. Aparecido elogiou ainda a atuação da Assembleia, que aperfeiçoou e votou diversos projetos que favoreceram os municípios, como os de criação de regiões metropolitanas.

Prefeita de Guarujá e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), Maria Antonieta de Brito lembrou que a primeira edição da marcha ocorreu em 2009. Para ela, a discussão dos assuntos em comum, principalmente com presença do governo estadual, levará a avanços reais.

Emídio de Souza, prefeito de Osasco e coordenador estadual da FNP, também expressou satisfação com a presença do secretário Edson Aparecido, o que abre a possibilidade de um diálogo de alto nível com o governo estadual, para "melhorar a vida dos 41 milhões de brasileiros que vivem em São Paulo".

O deputado Jooji Hato (PMDB), representando o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, falou de temas que preocupam cidadãos brasileiros, saúde, violência e drogas. Ele defendeu ainda a realização de uma reforma tributária, para que os municípios recebam de volta a receita que arrecadam.

Nesta terça-feira, 22/11, ocorrerão quatro debates, a partir das 8h30, que abordarão os temas Metropolização, Segurança Pública, Meio Ambiente e Judicialização. Os debatedores serão prefeitos, deputados estaduais, secretários de Estado e autoridades da área.

Ao final do evento, será tirada a Carta das Cidades. O secretário Edson Aparecido informou que o governador Geraldo Alckmin receberá uma comissão de prefeitos da marcha, na noite de 22/11, que entregará o documento.

A Marcha Paulista em Defesa dos Municípios é organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM), com atuação dos prefeitos de Garça, Cornélio Marcondes; de Ribeirão Preto, Dárcy Vera; de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira; e de Osasco, Emídio de Souza.

alesp