Parlamentar pede assinaturas a CPI do Pinheirinho


08/02/2012 17:32

Compartilhar:


Marco Aurélio (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira, 7/2, para pedir aos colegas, principalmente da base governista, maioria na Casa, que assinem a CPI do Pinheirinho.

A intenção de Marco Aurélio ao protocolar o pedido de CPI é investigar supostos abusos cometidos durante a reintegração de posse da área do Pinheirinho, em São José dos Campos, ocorrida em 22/1, e seus desdobramentos aos cerca de 6 mil desalojados, com possíveis violações aos direitos humanos.

Para sensibilizar os colegas, Marco Aurélio apresentou um vídeo que mostra os escombros no Pinheirinho, onde é possível ver material escolar, livros, fragmentos de objetos pessoais, móveis e eletromésticos, o que evidenciaria que as famílias não tiveram tempo de retirar o que havia em suas casas antes da demolição.

No vídeo há também depoimentos de pessoas que estão nos abrigos improvisados pela Prefeitura de São José. Algumas mulheres reclamam da qualidade da comida, outras comentam sobre as dificuldades em fazer a troca de fraldas de seus bebês. As imagens mostram a patente falta de privacidade, com homens, mulheres, crianças e idosos dormindo juntos, em espaços abertos.

"Hoje, 7/2, é o meu aniversário e tem muita gente me cumprimentando, mas se os deputados desta Casa puderem me dar um presente é a assinatura da CPI para que a gente possa fazer a apuração do caso Pinheirinho", disse.



marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp