Vicentinos recebem homenagem em sessão solene


17/05/2002 17:47

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Sessão solene realizada na sexta-feira, 17/5, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa homenageou a Sociedade de São Vicente de Paulo. A solenidade foi solicitada pelo deputado Luis Carlos Gondim (PV).

De acordo com o parlamentar, "o trabalho verdadeiramente cristão dos Vicentinos em todo o mundo é um dos melhores exemplos de caridade e socorro mútuo para a sociedade contemporânea num mundo repleto de injustiças e desigualdades. No Brasil, a obra vicentina é responsável pela assistência material e espiritual de milhares de famílias necessitadas, que contam com um verdadeiro exército de voluntários que se dedicam ao trabalho humanitário, sem distinção de raça, cor, credo ou classe social".

Atualmente são 900 mil vicentinos espalhados em 131 países, inclusive na Rússia, China e Cuba. O Brasil é considerado o maior país vicentino do mundo, com 200 mil associados. O Conselho Metropolitano de São Paulo, presidido por Odilon da Silva, abrange toda a Grande São Paulo e também a Baixada Santista. Possui 977 conferências vicentinas, totalizando 10.200 membros ativos, que prestam auxílio a 42 mil pessoas em visitas semanais.

Fundada em 1833, em Paris, na França, a Sociedade de São Vicente de Paulo é formada por leigos cristãos que buscam atingir a santificação através da caridade. Inspirado no pensamento e na obra de São Vicente de Paulo, o trabalho dos vicentinos visa aliviar o sofrimento humano, atendendo as necessidades materiais e espirituais dos mais carentes, mediante uma atuação coordenada dos seus associados. A primeira Conferência Vicentina no Brasil nasceu numa reunião de leigos e sacerdotes no Rio de Janeiro, em agosto de 1872, denominando-se "Conferência de São José".

alesp