Projeto institui Dia do Melhor Amigo do Homem


28/02/2005 15:44

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado José Dílson

O deputado José Dílson (PDT) apresentou projeto de lei instituindo o Dia do Cachorro e justifica sua proposta a partir dos benefícios que o cão traz à sociedade. De acordo com o parlamentar, é justo prestar uma homenagem, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de políticas públicas e ações de parceria voltadas à proteção dos animais.

"O trabalho de um cão pode equivaler ao de vários homens. Exemplo disso é o resgate realizado após o atentado às torres gêmeas, em Nova Iorque, em que foram mobilizados aproximadamente 350 cães que conseguiram salvar várias pessoas farejando os escombros", apontou Dílson.

As polícias Civil e Militar utilizam cães treinados na busca de narcóticos e em operações de alto risco, resguardando a integridade física dos policiais. Na área da saúde, o cão auxilia no tratamento de crianças e adultos com deficiência mental, bem como no combate ao estresse ao interagir com esses pacientes. "Além disso há os cães-guias para portadores de deficiência visual, treinados para acompanhá-los 24 horas por dia", disse o deputado.

jdilson@al.sp.gov.br

alesp