Unesco e Assembléia selam parceria para premiar eficiência nas administrações municipais


02/03/2005 20:12

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Jorge Werthein, assinaram na tarde desta quarta-feira, 2/3, protocolo de intenções entre as duas instituições, com o objetivo de instituir prêmio para os administradores municipais que alcançaram resultados positivos dentro do Índice Paulista de Responsabilidade Social.

De acordo com o presidente Sidney Beraldo, a Assembléia Legislativa havia encaminhado uma carta a Unesco sobre o IPRS e os técnicos da Unesco julgaram a iniciativa positiva e merecedora de divulgação, de forma a ser adotada por outros Estados e mesmo países.

"Este foi mais um passo na consolidação do IPRS e do IPVS. Não basta criar índices que depois não sejam utilizados", afirmou o presidente Beraldo. Segundo ele, por essa razão foi firmado o acordo, que estabelece o critérios para premiar prefeitos, valorizando os gestores que, além de atender os ditames Lei de Responsabilidade Fiscal, comprometam-se também com a sociedade e contribuam para o desenvolvimento dos municípios.

Visibilidade

O representante da Unesco afirmou que o Brasil enfrenta forte desigualdade social e que é preciso dispor de mecanismos capazes de medir a responsabilidade social, sobretudo no que se refere à saúde e educação, pois já existe o controle fiscal por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal. "O mais importante é dar visibilidade à iniciativa da Assembléia, para que os prefeitos mantenham compromisso social", disse Jorge Werthein, destacando que o prêmio, de reconhecimento internacional, não valorizará apenas quantidade, mas principalmente a qualidade gestora.

Participaram do evento a 2ª secretária, Maria Lúcia Prandi (PT), e os deputados Mauro Bragato e Rodolfo Costa e Silva (ambos do PSDB), além da coordenadora do escritório da Unesco em São Paulo, Âmbar de Barros.

alesp