Notas de Plenário


26/09/2008 19:59

Compartilhar:


Retaliação a policiais



O deputado Olimpio Gomes (PV) comentou que nesta sexta-feira, 26/9, a greve dos policiais civis completa 12 dias e, conforme ele, a manifestação não vai parar por conta das eleições municipais do dia 5/10. "As secretarias de Gestão e de Segurança Pública ainda não deram nenhuma resposta plausível para a solução do problema. São 14 anos de batalha", ressaltou. Gomes disse ainda que os policiais estão sendo retaliados pelo governador ao serem transferidos de cidade ou rebaixados do cargo. (GF)



Punição a delegado



Carlos Giannazi (PSOL) se solidarizou com o deputado Olimpio Gomes. Para Giannazi, é o próprio governo quem "empurra" a categoria para as manifestações. "Faz 13 anos que muitos policiais não recebem reajuste". Ele citou a reportagem do jornal Folha de S. Paulo que informa a transferência do delegado de Franca para Igarapava, como punição, porque ele aderiu à greve. "Isso é uma incoerência. Franca precisa mais do delegado porque tem mais habitantes do que Igarapava", reclamou. Segundo Giannazi, até quem ocupa cargo de confiança está aderindo à grave. (GF)



Escola sem quadra esportiva



Segundo Carlos Giannazi (PSOL), a Escola Estadual Bairro Nossa Senhora do Carmo, em Juquitiba, está sem quadra esportiva desde 1992, quando foi fundada. "Ao lado da escola há um terreno de propriedade do Estado que está com a obra paralisada e que serviria para a construção da quadra", disse. Os alunos fazem atividade física num local inapropriado, com piso de lajota, correndo o risco de se machucarem. "Há ainda uma sala prestes a desabar, porque está construída sobre muro de arrimo. Outras estão divididas em duas por falta de espaço". Giannazi cobrou providências da secretaria competente e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação. (GF)



Sem controle



O líder do PSOL, Carlos Giannazi (PSOL), levou ao Plenário o resultado de mais uma de suas diligências. Desta vez, trata-se da visita à Escola Estadual Governador Benevides, em Itapecerica da Serra, onde a Secretaria da Educação teria contratado e pago pela cobertura de uma quadra de esportes que não foi concluída adequadamente. Giannazi afirmou também que a diretora da escola foi praticamente constrangida pelos engenheiros e diretores da construtora a assinar o termo de recebimento da obra. Na opinião do parlamentar, falta acompanhamento e controle por parte da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino (FDE). (AB)



Caixa preta



Diante quadro que diz ter constatado em suas diligências, Carlos Giannazi (PSOL) voltou a defender a criação de uma CPI da Educação. Na opinião do deputado, falta mais controle social das obras que o Estado realiza nas escolas, o que acaba abrindo caminho para irregularidades e superfaturamentos. Para ele, a fiscalização exercida pela FDE pode ser classificada como uma piada. "Essa fundação é uma verdadeira caixa preta e precisa ser reestruturada", afirmou ele. "É importante que haja maior controle social e a Secretaria da Educação só deve pagar pelas obras quando a comunidade escolar der o seu aval". (AB)



Fidelidade canina



Olimpio Gomes (PV) voltou a conclamar a Polícia Militar a apoiar a greve dos policiais civis. "Não consigo entender a lógica do silêncio das entidades representativas da PM neste momento de crise", afirmou Gomes. Embora não recomende a paralisação, que a Constituição veda aos policiais militares, o deputado defende a realização de uma operação-padrão. Segundo ele, o que é inadmissível é a postura subserviente assumida pelos atuais comandantes da corporação. "Qual será o preço dessa fidelidade canina?", questionou. "Serão alguns carguinhos de quinto escalão antes de se passar para a inatividade?" (AB)

alesp