O fio metálico na base das obras esculturais de Francisco Rosa

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
21/07/2009 15:55

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/MAC 01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Permanecerá aberta ate dia 30 de julho a exposição de Francisco Rosa no Espaço Cultural Candido Portinari reunindo sob o titulo "Feminino", 22 esculturas recentes realizadas com fio metálico.



Vale salientar que o jovem escultor mineiro descobriu

poesia nos materiais tecnologicamente usados, pois ganham um novo valor em suas composições, uma vez transformados. Embora tenha iniciado na escultura com materiais de reciclagem, é o fio metálico a matéria prima que utiliza atualmente para suas criações.



Na abertura da mostra, à qual compareceram inúmeros artistas, críticos e parlamentares o superintendente do Patrimônio Cultural salientou que: "Observando as obras de Francisco Rosa verificamos que estão longe das delineadas pelos construtivistas, pois segundo alguns críticos o abandono da idéia construtivista e estrutural em nossos dias implica até mesmo uma certa regressão.



Obras dessa natureza nascem da resistência à idade moderna e de sua critica: elas usam materiais pouco comuns para alcançar o mundo essencial das emoções e dos instintos humanos".



concluiu: "As formas de Francisco Rosa derivam sobretudo do mundo humano. Elas demonstram paralelamente a sua simplicidade e uma grande clareza de significado. O artista escultor evoca através de suas criações a conjunção das tradições do artesanato e da imaginação moderna na invenção artística. Seu sentido extremamente emocional da realidade se serve das figuras para produzir na massa um ritmo envolvente e livre".

alesp