Projeto garante atendimento integral a mulheres e crianças vítimas de violência sexual


20/12/2001 14:47

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Preocupada em assegurar atendimento rápido e multidisciplinar às vítimas de violência sexual, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) apresentou o Projeto de Lei 831/01, que dispõe sobre as características dessa assistência a ser prestada na rede pública de saúde e nas unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto fixa também a coleta obrigatória de material para posterior teste de DNA, quando houver necessidade de se identificar o agressor.

"A incidência de abuso sexual e violência contra mulheres, adolescentes e crianças é um verdadeiro flagelo social. Está provado que as vítimas apresentam complicações físicas e psicológicas, além do trauma decorrente da violência", argumenta a deputada.

Para Prandi, a demora no atendimento às vítimas de violência sexual é fator de constrangimento, agravando o seu estado emocional. "O atendimento integral e profissional é um estímulo para que as vítimas busquem a ajuda a que têm direito, sem receio de humilhações". O projeto também determina a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico, "porque é essencial que a vítima receba ajuda para superar o trauma", finaliza Prandi.

alesp