Produtores de leite cobram medidas contra declínio do mercado


17/12/2001 16:33

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Produtores de leite do Estado de São Paulo estarão nesta terça-feira, 18/12, na Assembléia Legislativa para cobrar dos deputados estaduais medidas que os ajudem a sair da situação de declínio em que se encontra o mercado. Durante ato público, cujo início está previsto para as 10h, as principais lideranças dos produtores pretendem apresentar uma pauta emergencial.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola, a produção de leite representa 7,2% do PIB agropecuário paulista, gerado pelos 57.300 produtores que ainda permanecem na atividade (em 1998 eram mais de 80.000), e proporciona mais de 190.000 empregos diretos. No período de junho a novembro de 2001, o preço médio do produto caiu 30%, chegando a R$ 0,2759.

De acordo com os produtores, entre as razões para a crise estão a cartelização por parte das grandes empresas, especialmente multinacionais; a falta de financiamentos com juros e prazos compatíveis com a atividade leiteira; a ausência de medidas de salvaguarda contra a "guerra fiscal" empreendida por outros estados; a falta de apoio oficial às cooperativas e associações do segmento produtor leiteiro paulista; e o não cumprimento da legislação vigente, que permite que leite e derivados fora dos padrões de inspeção sejam livremente comercializados.

Na ocasião será fundada a Associação dos Produtores de Leite do Estado de São Paulo, a Leite São Paulo.

alesp