Deputado pede proteção para vereador de Guarujá


24/10/2006 17:30

Compartilhar:


Em pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 24/10, o deputado Fausto Figueira (PT) solicitou às autoridades da área da Segurança Pública do Estado garantia de vida para o vereador Luiz Carlos Romazzini (PT), de Guarujá. De acordo com o deputado, o vereador foi ameaçado de morte e teve seu automóvel cercado no dia 19/9 por motoqueiros encapuzados. "Ao perceberem que ele não estava no automóvel, os motoqueiros abandonaram a perseguição."

As ameaças a Romazzini, segundo Fausto Figueira, que é 1º secretário da Assembléia Legislativa, têm origem no processo de afastamento de oito dos 15 vereadores da Câmara Municipal de Guarujá. "O Poder Judiciário afastou oito vereadores envolvidos em flagrante corrupção com a distribuição de dinheiro dentro do gabinete da presidência da câmara, coisa que espanta e enoja aqueles que fazem da política uma atividade correta e nobre", denunciou.

Figueira lembrou que o vereador do PT registrou boletins de ocorrência das ameaças que vem recebendo, cujas cópias o deputado mostrou da tribuna da Assembléia. Segundo o parlamentar, "numa das fitas tornadas públicas " e a há várias ", a vereadora Sirana Bosonkian fala claramente, dentro do gabinete do presidente da Câmara, da possibilidade da morte do vereador Romazzini".

O deputado acrescentou que a vereadora disse textualmente que o ideal seria esperar o inverno, quando alguém trajando roupas pesadas poderia manter-se no anonimato com mais facilidade para atentar contra a vida do vereador Romazzini. "Depois de fazer esta ameaça, ela chega a fazer trejeitos ao pronunciar "bala nele". Tenho cópia da fita que trata da ameaça feita por esta vereadora", comentou.

Por serem fatos da maior gravidade, Fausto Figueira solicita das autoridades da área da Segurança Pública garantia de vida para o vereador. "Estou enviando indicação ao governador do Estado denunciando as ameaças e pedindo garantias ao vereador ameaçado", contou. Além disso, disse que procurou delegados das polícias Civil e Federal e que está fazendo contatos com a promotoria pública de Guarujá e com o Poder Judiciário do município Guarujá para reforçar o pedido de segurança.

Na indicação enviada ao governador Cláudio Lembo, Figueira diz: "Toda vida merece proteção do Estado, mas nesse caso, por se tratar de um representante da comunidade que em virtude de suas funções vem tendo sua integridade física ameaçada, é fundamental que o governo do Estado determine a adoção das medidas necessárias visando à garantia do Estado democrático".

fausto@faustofigueira.com.br

alesp