Memorial Portinari poderá ser criado

Obra seria uma homenagem ao centenário do pintor, que será comemorado no ano que vem
22/05/2002 17:32

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Duarte Nogueira (PSDB), apresentou ao secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, durante audiência nesta terça-feira, 21/5, projeto para a criação do Memorial Cândido Portinari, no município de Brodowski, em homenagem ao centenário do pintor, que será comemorado no próximo ano.

O deputado lembrou que o projeto englobaria recursos da Lei Rouanet e da própria secretaria estadual. Ele também disse que o prefeito José Fabri viabilizaria a área localizada às margens da Rodovia Cândido Portinari, já duplicada pelo governo do Estado.

Na audiência, o deputado representou o prefeito Fabri, que não conseguiu embarcar para São Paulo. De acordo com o prefeito, a idéia é trazer os restos mortais do pintor que se encontram no Rio de Janeiro para o memorial de Brodowski. Para isso, está conversando com o filho do pintor para obter a autorização para a transferência.

Duarte Nogueira pleiteou também apoio da secretaria para a realização do 8º Festival do Folclore de Batatais. O secretário afirmou que há interesse na colaboração por meio de programas como o "Revelando São Paulo", que promove a cultura popular nos municípios. Anualmente, a secretaria realiza um encontro no Parque da Água Branca, com a participação de 180 municípios.

alesp