Comissão de Educação realiza audiência para discutir problemas de ensino profissionalizante e pós-médio


21/05/2002 17:55

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O injusto fechamento de cursos de ensino profissionalizante e pós-médio será o tema em discussão na 5.ª audiência pública que a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira, 22/05, às 14h30, no Auditório Franco Montoro. Para a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que preside a Comissão, a redução dos cursos profissionalizantes é um retrocesso, porque o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e requer habilidades específicas.

"Em contraposição às necessidades atuais, a rede pública reduz cada vez mais a oferta de profissionalizantes", lamenta, citando que, na Baixada Santista, foram fechados cursos tradicionais nas escolas Escolástica Rosa, Primo Ferreira e várias outras.

"O governo do Estado tem sido mestre em impor decisões, ignorando a participação e a contribuição da comunidade educacional. Os retrocessos são gravíssimos", afirma Prandi, acrescentando que "a demanda dos cursos de suplência não é atendida, os profissionalizantes foram mutilados e os pré-profissionalizantes deixaram de existir".

Maria Lúcia considera lamentável a tentativa de manter a comunidade educacional à margem das discussões. Para a deputada, "valores e padrões de conduta necessários ao aperfeiçoamento da sociedade pressupõem a construção de um modelo de educação voltado à participação, com a reafirmação dos processos de gestão democrática e de controle implícitos ao exercício dos direitos de cidadania".

Ainda de acordo com a deputada, para evitar outros reveses e novos retrocessos, tem sido fundamental a resistência de entidades como a Apeoesp, a Udemo, a Apase, o CPP, a Apampesp e a Afuse. "Tem sido também importante o envolvimento de pais e alunos nas discussões", destaca a parlamentar, frisando que a Comissão de Educação tem buscado ser um fórum aberto de debates, conscientização e elaboração de políticas para o setor.

alesp