Deputado acompanha vistoria nas obras do Projeto Tietê


02/03/2005 16:53

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

O deputado João Caramez (PSDB) acompanhou na terça-feira, 28/2, a comitiva do Governo do Estado que recepcionou o vice-presidente do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Yoshihiko Morita, que estava acompanhado de diretores da instituição financiadora de diversos projetos no Estado de São Paulo.

O encontro marcado pelo governador Geraldo Alckmin, contou com a presença do secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, que organizou a navegação no Rio Tietê, do trecho do Cebolão, na confluência entre as marginais dos Rios Pinheiros e Tietê, até à proximidade da Ponte do Piqueri, ocasião em que a comitiva visitante teve a oportunidade de conhecer a obra que está sendo realizada ao longo do rio, com vista ao combate às inundações na Região Metropolitana.

Durante a visita, o governador anunciou que dentro de seis meses o governo entregará à cidade a segunda fase das obras do Projeto Tietê. "Chegamos ao terceiro ano sem enchentes. A capacidade de vazão do rio dobrou. Esse foi o principal motivo para o rio não ter transbordado", avaliou o governador.

O deputado João Caramez é autor de indicação ao governo para a implantação do transporte hidroviário no Rio Tietê, que, segundo o governador, a proposta só depende da iniciativa privada, pois o rio está em condições de navegação.

Caramez tem acompanhado todas as ações do governo em torno desta questão. Recentemente foi criado o projeto Navega São Paulo para que, experimentalmente, seja feito o transporte de passageiros, num programa de educação ambiental que visa a conscientizar a população da importância de todo trabalho realizado na recuperação do Tietê.

Até a conclusão da fase do Projeto Tietê que será entregue em agosto terão sido investidos R$ 850 milhões, sendo 75% financiados pelo JBIC e 25% com recursos do próprio Estado.

A comitiva japonesa conheceu também, o metrô de São Paulo e as obras da Linha 4 (Amarela), chamada Estação Higienópolis, que começou a ser construída em março de 2004. A linha 4 terá investimento de R$ 3,1 bilhões, com recursos do governo, financiamento do Banco Mundial e do Japan Bank.

O deputado João Caramez acompanhou o governador durante todo o percurso.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp