Rede pública poderá ter atendimento especializado para idosos


26/02/2010 15:17

Compartilhar:


Nos últimos anos, a expectativa de vida no Brasil aumentou. Observa-se um grande aumento do envelhecimento da população, em decorrência disso, houve um acréscimo da demanda por serviços geriátricos especializados. Para atendê-la, essa demanda, vários programas devem ser pensados e implantados pelo Poder Público no sentido de atender com técnicas corretas e de maneira digna e humana as necessidades desse grupo de pessoas.

Para contribuir com isso, o deputado Fernando Capez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos, apresentou o Projeto de Lei 143/2010, que autoriza o Poder Executivo a implantar rede de serviços de atendimento e suporte familiar para portadores de Alzheimer e de outras demências.

A rede é conhecida como Centro-Dia e tem por objetivo prestar serviços de apoio à saúde, ao convívio social e familiar desses pacientes que necessitam de supervisão, assistência e cuidados durante o período diurno. As atividades prestadas no centro serão comunitárias e exercidas por uma equipe multidisciplinar a ser definida pelo Poder Executivo.

O Centro-Dia é uma rede de serviços completa, desenvolvida especialmente para idosos com essas necessidades. Com ela, o idoso não precisa ir para casas de repouso, uma vez que o familiar responsável pelos cuidados pode trabalhar e exercer suas atividades com maior liberdade durante o dia. No Centro-Dia, o idoso receberá alimentação balanceada, atividade física e recreativa, medicamentos, atividades terapêuticas e de reabilitação.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp