CPI constata insuficiência da fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros


21/03/2001 18:12

Compartilhar:


A CPI da Assembléia que apura possíveis irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros, presidida pelo deputado Nabi Abi Chedid (PSD), reuniu-se nesta quarta-feira, 21/3, para ouvir os engenheiros chefes de três seções de Transportes Coletivos do Estado: Maurício Michel Maluf, de Sorocaba; Vander Pedro Rodrigues, de Bauru; e Antonio Rinaldo Filho, de Araraquara.

Com base no depoimento dos engenheiros, a comissão pôde constatar a insuficiência da fiscalização realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A seção de Sorocaba, por exemplo, dispõe de quatro funcionários e dois carros para fiscalizar 1,2 milhão de viagens por mês e uma frota regular de 715 veículos. A idade média dos ônibus na região é de cinco anos, considerada excessiva pelos deputados.

A comissão também questionou a fiscalização do transporte clandestino de passageiros. Segundo Maurício Michel Maluf, a região de Sorocaba apresenta a quarta maior incidência de perueiros de São Paulo. Em Bauru e Araraquara, o problema se restringe ao transporte de estudantes e sacoleiros. Desde o ano passado, o DER deixou de realizar apreensões de peruas clandestinas, em atendimento a instrução da Procuradoria Jurídica do Estado.

Para Nabi Abi Chedid, o gerenciamento do transporte coletivo em São Paulo está praticamente abandonado. "O DER já foi motivo de orgulho para os paulistas, mas hoje o órgão está deteriorado", afirmou o parlamentar. O deputado Rodrigo Garcia (PFL), relator da CPI, lembrou que há vários anos as concessões não são renovadas e grande parte das empresas operam com suas permissões vencidas.

alesp