Deputado participa de reunião com produtores de outros países


20/05/2002 09:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, deputado Arnaldo Jardim (PPS), participou na sexta-feira, 17/5, de um encontro com produtores de cana-de-açúcar da África do Sul, Austrália e Colômbia.

Na reunião, que foi coordenada por Roberto Cestari (Associcana de Guariba/SP), foi discutido o mercado internacional de açúcar, as perspectivas de ampliação de produção e demanda e o futuro dos preços para o setor.

Na ocasião, Arnaldo Jardim fez um breve histórico da desregulamentação brasileira do açúcar e álcool e destacou o fato do setor não possuir nenhum subsídio governamental. "O que acontece é o contrário. Os produtores sofrem o efeito de uma política econômica em que os encargos financeiros respondem por cerca de 25% dos custos de produção", afirmou.

O deputado também falou sobre a importância da ação conjunta dos países produtores de açúcar e álcool contra os subsídios agrícolas da União Européia e dos Estados Unidos e ressaltou a importância da busca permanente pela evolução científica e tecnológica na área de equipamentos, técnicas de plantio e na questão genética, a partir da decodificação do genoma da cana.

"A reunião foi muito produtiva e essas missões que vêm ao Brasil tem sido bem sucedidas no sentido de abrir mercados para o nosso setor", concluiu.

Ainda na região, o deputado visitou a Usina Andrade, onde foi recebido pelo presidente do Conselho, José Carlos Andrade, e pelo diretor-geral, Marcos Alberto Castelline.

alesp