Deputado cobra explicações sobre designação de acusado de tortura para chefia de divisão do Denarc


15/05/2002 16:21

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Wagner Lino (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, apresentou nesta terça-feira, 14/05, um requerimento pedindo explicações ao secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, sobre a designação do delegado Aparecido Laertes Calandra para chefiar a Divisão de Investigações sobre Entorpecentes do Denarc.

Calandra ficou conhecido como "capitão Ubirajara" durante o regime militar, quando chefiou uma das três equipes do Doi-Codi, conforme denúncia feita pelo Grupo Tortura Nunca Mais. As organizações de direitos humanos acusam o delegado de ter participado de casos de tortura, um dos quais teria resultado na morte do militante do PC do B Carlos Nicolau Danieli, em 31 de dezembro de 1972.

O codinome de Calandra também estaria na lista de torturadores do projeto "Brasil Nunca Mais", da Arquidiocese de São Paulo. "É inaceitável que um governo que se diz democrático mantenha em cargos de chefia pessoas com um passado tão abominável", afirma o deputado Wagner Lino.

alesp