Deputado encaminha ofícios para salvar o Cine Belas Artes


12/01/2011 19:40

Compartilhar:


Carlos Giannazi (PSOL) está encaminhando, nesta semana, ofícios às secretarias de Cultura do Estado e do município de São Paulo, e também ao Ministério da Cultura, pedindo que os mesmos desapropriem o espaço do Cine Belas Artes para salvá-lo da anunciada extinção no local onde há décadas o imóvel, na rua da Consolação, abriga salas de cinema. Só o nome Belas Artes está presente na fachada do cinema há 43 anos.

"O Poder Público tem a obrigação de interceder para salvar esse histórico espaço cultural, através de um decreto de desapropriação de utilidade pública", disse Giannazi, que já está entrando em contato e pedindo audiências com os secretários de Cultura e a ministra Ana de Hollanda.

Na luta pela preservação do patrimônio artístico e cultural, o deputado há anos vem defendendo a transformação do antigo bar Riviera, fechado em 2006 depois de mais de 50 anos sendo palco de encontros de intelectuais, políticos e artistas como Angeli, Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Elis Regina e Jânio Quadros, em um espaço de cultura. O prédio está ocioso, fica em frente ao Belas Artes e pertence ao INSS. E a dois quarteirões de distância desses dois espaços Giannazi conseguiu, por meio de um projeto de lei e de um movimento que organizou em 2001 quando vereador na capital, o tombamento da casa do historiador Sergio Buarque de Hollanda, situada na rua Buri.



carlosgiannazi@al.sp.gov.br

alesp