Da Tribuna


01/06/2011 19:35

Compartilhar:


Fechamento de delegacia



Luiz Marcolino (PT) comentou a situação na segurança pública do distrito de Moreira Cesar, na cidade de Pindamonhangaba e alertou: "não podemos deixar o governo fechar a única delegacia do distrito. A população precisa muito desses serviços, Moreira é um distrito maior do que outras 22 cidades do Vale do Paraíba. Hoje tem mais de 40 mil habitantes distribuídos por 30 localidades, entre bairros e loteamentos residenciais". Marcolino solicitou ao secretário de Segurança Pública e ao governador uma solução. (DB)



Ciência e Tecnologia



A instalação de parque tecnológico em São José do Rio Preto foi o tema de Orlando Bolçone (PSB). O deputado Bolçone reafirmou o compromisso de lutar por essa instalação, que ele define como fundamental para a economia e o desenvolvimento com qualidade de vida. "Esse parque é muito importante para a região, pois trará grande desenvolvimento na área de tecnologia." (DB)



Psicólogos nas escolas



Marcos Martins (PT) comentou dois importantes debates que aconteceram na Casa, no dia 31/5: o lançamento da frente parlamentar Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e a discussão, por sua iniciativa, sobre a presença de psicólogos nas escolas. Ele defende a ideia porque acredita que a medida vai melhorar a qualidade de ensino e evitar a violência nas escolas. O parlamentar lembrou da tragédia na escola em Relalengo, no Rio de Janeiro. "Com ajuda de psicólogos poderemos indentificar alunos com problemas". (DB)



Corrupção



"Faço um apelo ao governador do Estado para que dê atenção aos acessos a Ribeirão Preto", disse Welson Gasparini (PSDB). O deputado ainda lembrou o assunto de hoje em toda mídia, envolvendo corrupção em diveros setores. "Há até policiais envolvidos. Precisamos estruturar nosso país e investir em educação para mudar esse quadro." (DB)



Homenagem à comunidade italiana



Vitor Sapienza (PPS) parabenizou sua assessoria pelo trabalho feito na sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Italiana, em 30/5. Sapienza lembrou alguns trechos de seu discurso na solenidade: "Eu poderia, aqui, falar da grande contribuição que os nossos antepassados deixaram nesta terra que os acolheu. Mas não vou fazê-lo. Deixo aqui, registrado, um pequeno texto, sobre a perseverança que os caracterizou: "A persistência está no meu sangue, está em mim. Eu sou a vitória, eu sou um imigrante italiano!" (DB)



Ajuda no YouTube



Carlos Giannazi (PSOL) comentou o apelo de um policial militar feito no site YouTube para quitar dívida contraída em serviço. "O carro da polícia em perseguição, conduzido na contramão pelo policial, bateu em outro. Perda total e os bandidos fugiram. Agora o governo está cobrando desse policial R$ 50 mil e sua casa foi penhorada", disse. Giannazi ainda falou sobre as APMs. O deputado lembrou que recentemente as associações foram obrigadas a contratar funcionários do quadro de apoio, via CLT, porque o governo do Estado não os contratava. Depois de serem obrigadas a demitir esses servidores, ainda por cima as associações tiveram de arcar com as verbas indenizatórias, segundo o deputado (DB)



Segurança pública



Jooji Hato (PMDB) abordou reportagem sobre o envolvimento de 26 policiais militares no roubo de caixas eletrônicos na capital paulista e pediu maior investimento em segurança para quem utiliza esse serviço. O parlamentar ainda sugeriu que sejam instalados caixas eletrônicos em delegacias e batalhões de polícia como medida de prevenção aos assaltos. "Que bandido vai pensar em assaltar dentro da delegacia?", justificou. Hato também ressaltou a importância do combate às armas de fogo ilegais e pediu: "tolerância zero". (DK)



Combate ao crack



"Não podemos ter a Cracolândia como cartão postal da capital", ressaltou Donisete Braga (PT), que ainda comentou o lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas, ocorrido nesta terça-feira, 31/5. O deputado, que coordena a frente juntamente com Enio Tatto, explicou que dados dos municípios paulistas referentes ao tema serão recolhidos para elaboração de políticas de combate às drogas. Braga citou o municipio de Piratininga, que, segundo ele, teve grande êxito no combate às drogas. "Nosso Estado não pode assumir um papel secundário nesta questão", asseverou. (DK)



Ditadura militar



Adriano Diogo (PT) comentou artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, sob o título O delírio de Persio Arida, em que o ex-comandante do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), Carlos Alberto Brilhante Ustra, afirma que algumas lembranças descritas por Persio Arida, do período em que esteve preso no DOI-Codi, não correspondem à verdade. "Por que o jornal continua sendo porta-voz da ditadura? Por que Brilhante Ustra abriu arquivos militares, que nenhum brasileiro teve acesso, para denunciar e desmoralizar Persio Arida?", questionou. (DK)



Médicos da rede pública



Luiz Carlos Gondim (PPS) falou sobre a proibição de inscrição em mais de dois cargos ou empregos públicos de profissionais de saúde no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), medida que levou à demissão de diversos médicos que prestavam serviço na rede pública de saúde. Gondim explicou que os profissionais do setor terão de comunicar ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e ao SCNES os dois cargos que exercem no setor público da saúde e se desligar dos demais empregos. (DK)



Linha 5 do Metrô



João Antonio (PT) comunicou que a Comissão de Infraestrutura da Casa, da qual é membro, aprovou requerimento de convite ao presidente do Metrô, para ser ouvido sobre as denúncias de irregularidades na licitação da Linha 5 do Metrô. "O jornal A Folha de S.Paulo publicou seis meses antes da conclusão do processo licitatório as empresas que venceriam a licitação, tendo acertado todos os nomes. Apesar deste fato, o governador Alckmin considerou a licitação válida, sem problemas", afirmou. O deputado disse que a bancada do PT tem insistido para que seja instaurada CPI para esclarecer o assunto, mas, segundo ele, a base governista "sufoca todo tipo de CPI de revelância". (BA)



Mais segurança nas estradas



Heroilma Soares (PTB) falou do grande número de acidentes que ocorre na região do Alto Tietê a da necessidade de que seja aprovado o Projeto de Lei 497/2011, de sua autoria, que obriga os condutores a manter acesos os faróis dos veículos automotores nas rodovias estaduais de São Paulo, no período diurno, para tentar minimizar o problema. "Sou de Itaquaquecetuba, e, em três anos, vi três irmãs serem mortas devido a acidentes desta natureza". (BA)



Emenda pertinente



Para o deputado Itamar Borges (PMDB), o Projeto de Lei 1.187/2009, do Executivo, que institui o Programa Ambiental de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso no Estado de São Paulo, precisa ter aprovada emenda de sua autoria. "Proponho que sejam isentos de inspeção os veículos que são relíquias, que pertencem a colecionadores e a clubes oficiais que sejam credenciados no Denatran. Se o projeto não tiver esta emenda, os referidos veículos não passarão na inspeção ou, se passarem, terão de se adequar às exigências legais, o que vai descaracterizá-los". (BA)

alesp