Programa Arena Livre entrevista sobrevivente do HIV

O publicitário Luiz Carlos de Oliveira é portador do vírus há 20 anos, publicou livro com depoimentos de soropositivos
13/12/2001 16:57

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

O entrevistado desta semana do programa Arena Livre, exibido pela TV Assembléia, foi o publicitário Luiz Carlos de Oliveira, portador do vírus HIV há 20 anos. "Meu prazo de validade venceu, mas continuo por aqui", costuma dizer esse paulistano de 52 anos, autor do livro "Histórias de Coragem", que reúne 14 depoimentos de soropositivos, selecionados com a supervisão do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do governo de São Paulo.

Durante o programa, conduzido pelo jornalista Florestan Fernandes Jr., Oliveira defendeu a criação de leis que garantam aos portadores do vírus o direito de continuar trabalhando, sem medo de perseguição. "Estou vivo até hoje porque nunca parei de trabalhar", afirmou.

Na opinião do publicitário, a lei é necessária para estabelecer parâmetros e definir direitos, mas, para vencer a discriminação, "é necessário um trabalho mais agressivo de conscientização". Oliveira se diz preocupado sobretudo com os jovens: "O uso da camisinha ainda não é uma prática comum entre eles e é grande o número de adolescentes que engravidam e transmitem a doença, inclusive aos filhos".

Embora reconheça a vitória do governo brasileiro na quebra das patentes de remédios utilizados no tratamento da Aids, Luiz Carlos Oliveira ressalta a necessidade de o Ministério da Saúde enfrentar também a indústria de preservativos. "A camisinha é a principal ponte entre o portador do vírus HIV e a vida", diz o publicitário. "Se considerarmos que 68% dos contaminados são heterossexuais e casados, fica evidente a necessidade de universalizar e baratear o uso do preservativo."

Participaram também do programa os médicos e deputados estaduais Milton Flávio, Pedro Tobias (ambos do PSDB), Alberto Calvo (PSB) e Candido Vaccarezza (PT).

alesp