Agricultores de Cordeirópolis pedem ajuda da Assembléia para combater poluição de indústria ceramista

Associação Agro Industrial de Cascalho pede ao presidente da Alesp acelerar a regularização das indústrias poluidoras
07/12/2001 17:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com foto)

Na manhã desta sexta-feira, 7/12, o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, recebeu um dossiê sobre os efeitos da poluição da indústria ceramista em Cordeirópolis, acompanhado de um pedido de providências a fim de solucionar o problema. A comitiva, composta por membros da Associação Agroindustrial de Cascalho, solicitou a Feldman que interceda junto à Cetesb, para que a empresa agilize a fiscalização nas indústrias poluidoras.

A contaminação do meio ambiente, especialmente dos produtos agrícolas, em decorrência da queima de pisos esmaltados cerâmicos, indústria predominante no município de Cordeirópolis, compromete a subsistência dos agricultores da região, que sobrevivem de pequenas propriedades, em média de 15 a 20 alqueires. Ainda não foram realizados estudos no local sobre os danos do fluoreto, resultado da queima, nos organismos animais, especialmente no homem.

Josué Picolini, presidente da Associação, fez um relato da luta da entidade para que a situação seja regularizada, alertando para os estudos que já foram feitos no exterior sobre os efeitos do flúor no organismo humano. A comitiva foi acompanhada pelo deputado Wagner Lino (PT), que solicitou a audiência.

Segundo o parlamentar, é necessária a conscientização das indústrias para que instalem um filtro que custa, em média, cem reais.

alesp