ILP promove curso de Ética e Política


18/06/2004 19:52

Compartilhar:


Da Redação

Ética e Política são os temas do próximo curso promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista, que terá início no dia 5 de agosto. Com duração de 15 horas, as aulas acontecerão durante cinco semanas, às quintas-feiras, e serão ministradas pela professora Iray Carone, doutora em filosofia pela PUC de São Paulo e docente aposentada do Instituto de Psicologia da USP.

O objetivo do curso é apresentar e discutir as principais teorias clássicas da Ética e da Política. Em cinco aulas, o curso pretende oferecer uma visão panorâmica do pensamento filosófico ocidental. A programação inclui os seguintes tópicos: A Ética e a Política de Aristóteles; A Ética Individualista e o Estado-Leviatã de Thomas Hobbes; A Ética de Kant, segundo a Fundamentação da Metafísica dos Costumes; A Ética de Theodor W. Adorno; e o Conceito de Práxis, da Origem Aristotélica aos Nossos Dias.

O curso faz parte do Projeto Traduzindo. Como explica o presidente do ILP, Maurílio Maldonado, a intenção é discutir temas complexos da Filosofia Política e da Ética com base em uma linguagem simples. "Nosso objetivo é promover a aproximação dos servidores da Assembléia com temas da filosofia que estão restritos à academia. Para isso, procuramos formatar um curso despojado da linguagem hermética da academia. Queremos demonstrar a importância da compreensão do pensamento filosófico sobre ética e política para as atividades parlamentares. Dessa forma, estamos aliando a competência da professora Iray Carone à linguagem clara. Todo o material de apoio didático foi produzido por ela com a preocupação de traduzir conteúdos complexos para uma linguagem simples."

O Curso de Ética e Política é livre. Metade das 50 vagas é dirigida aos funcionários da Assembléia Legislativa, a outra metade será aberta aos demais servidores públicos, jornalistas e trabalhadores dos legislativos municipais. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho na sede do ILP, no prédio anexo ao Palácio 9 de Julho, na avenida Sargento Mário Kozel Filho, s/nº (informações pelo telefone 3886-6288/6289).

Cursos do ILP

O Instituto do Legislativo Paulista, nos seus dois anos de existência, vem consolidando as condições para a criação da Escola de Política, um dos seu principais objetivos. Em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo - Unesp, o ILP já promoveu três cursos de extensão universitária sobre os temas: Reforma Administrativa; Poder Legislativo e Globalização. Neste semestre, foi criada a primeira turma do curso de Pós-Graduação, lato sensu, sobre Governo e Poder Legislativo. Este curso tem carga de 420 e é certificado pela Assembléia Legislativa e Unesp. Encontra-se em fase de preparação outro curso de pós-graduação sobre Gestão Pública. Dirigido aos gestores do Legislativo, o curso está em fase de avaliação e de formatação. A Unesp ou a FGV podem ser parceiros dessa nova empreitada.

O instituto também realizou entre este ano e o passado outros três cursos curtos de formação política dirigidos aos servidores do Legislativo, de 12 aulas. Segundo Maurílio Maldonado, esses cursos livres abordam temas da ciência política e de conjuntura política.

O estreitamento das relações do parlamento com universidades e institutos de pesquisa vem sendo perseguido pelo ILP, como forma de interiorizar conhecimentos técnicos e científicos com a finalidade de municiar as ações parlamentares. Com essa orientação, foi criado na Assembléia paulista o Espaço da Tecnologia, no qual o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) desenvolve atividades de suporte às iniciativas do Legislativo. "Esse conjunto de iniciativas do ILP visa traduzir os anseios da sociedade e aproximá-los cada vez mais do parlamento", diz Maurílio Maldonado.

alesp