Estudantes da USP realizam manifestação na Assembléia

(com fotos)
29/05/2002 19:25

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Cerca de 100 estudantes em greve da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP vieram à Assembléia nesta quarta-feira, 29/5, para reivindicar o aumento das verbas destinadas às universidades na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - 2003.

O deputado Cesar Callegari (PSB) recebeu os alunos no auditório Franco Montoro e explicou que a Secretaria da Fazenda tem se manifestado contrariamente à vinculação ao orçamento estadual de porcentagem das verbas destinadas às universidades, como estipula Proposta de Emenda à Constituição de sua autoria em tramitação no Legislativo.

Segundo Callegari, o governo não tem aberto as portas para as universidades. "Por isso, é importante que vocês compareçam a esta Casa para lutar por mais recursos, o que pode acontecer com a aprovação dessa emenda."

/N+/Greve na USP/N-/

Segundo manifesto divulgado no ato, os alunos da Faculdade de FLCH da USP estão em greve há um mês contra o sucateamento e a privatização do ensino público.

Os estudantes têm como principal objetivo a contratação de professores e a melhoria da qualidade dos cursos que, segundo os alunos, se encontram carentes de recursos.

Uma das preocupações dos universitários é que existe uma campanha para apresentar a USP como uma universidade frequentada somente por ricos.

"Isso não é verdade, nossos cursos são noturnos e, portanto, acessíveis a jovens que trabalham o dia todo para sobreviver", afirma o documento.

alesp