Debate sobre o pré-sal


10/11/2009 16:47

Compartilhar:


Vitor Sapienza (PPS) participou de um debate sobre o novo marco regulatório para exploração do petróleo na camada do pré-sal, no dia 6/11, na Assembleia Legislativa. O encontro foi coordenado pelo deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), que é presidente da comissão especial que está discutindo na Câmara dos Deputados a capitalização da Petrobras.

Sapienza ressaltou sua preocupação com a aplicação dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo na camada pré-sal. Para ele, tem de haver uma legislação específica sobre a distribuição desses recursos e fiscalização sobre a sua aplicação. O deputado Sapienza alertou ainda para a euforia que está tomando conta das autoridades federais com relação à descoberta. "Há muita coisa para ser feita, tais como qualificação de mão de obra e aquisição de equipamentos sofisticados, portanto a situação não é tão fácil e de rápida solução, como estão defendendo. Não podemos esquecer também de dois aspectos: a segurança e a partilha dos recursos", advertiu Sapienza.

Arnaldo Jardim fez uma exposição sobre a descoberta, os obstáculos e desafios técnicos para a exploração e a divisão dos recursos arrecadados, além de outros aspectos que envolvem o tema. Após a exposição, houve um debate com especialistas da área de energia, tais como Vahan Agopian, superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Kamal Mattar, presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos; e Zevi Kan, presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp