Audiência no Senado sobre citricultura


28/08/2009 16:42

Compartilhar:


Coordenador da Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa e membro da Frente Parlamentar Latino Americana Contra a Fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o deputado estadual Simão Pedro (PT) acompanhou na terça-feira, 25/8, em Brasília, a audiência pública realizada no Senado Federal para discutir a crise na citricultura.

O parlamentar acompanha de perto o drama vivido pelos produtores no interior de São Paulo, em função do baixo preço pago pelas indústrias e, desde o mês passado, articula uma solução para o problema. A audiência em Brasília foi realizada pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), a partir de um requerimento apresentado pelos senadores Eduardo Suplicy e Augusto Botelho, ambos do PT.

"Durante o debate, ficou evidente a existência de um cartel no setor, formado por quatro grandes indústrias que compram quase toda a produção de laranja do país. É a concentração do lucro em detrimento dos trabalhadores e nós não podemos permitir uma situação como essa no Brasil", afirma Simão Pedro.

O presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio de Carvalho Pinto, denunciou na audiência que a concentração econômica na citricultura brasileira teve início nos anos 90, num processo que excluiu do mercado pequenos e médios produtores. Carvalho Pinto criticou a postura contrária do Conselho Administrativo da Defesa Econômica (Cade) ao contrato padrão, que atrela o preço da laranja ao valor de mercado do suco industrializado.

spedro@al.sp.gov.br

alesp