Da Tribuna


15/04/2010 19:20

Compartilhar:


Mais justiça e menos preguiça



Vanderlei Siraque (PT) anunciou a execução de mais um policial civil, em Santo André, o que totaliza três assassinatos de policiais desde o início deste ano. O parlamentar informou que o suspeito é um ex-policial militar. Siraque exigiu esclarecimentos acerca das investigações e destacou que "se o governo não dá a mínima para assassinatos de funcionários públicos, o que se dirá dos demais cidadãos". O deputado pediu mais empenho da Secretaria de Segurança Pública. (DB)



Prioridade equivocada



Edson Ferrarini (PTB) convidou os deputados e toda a população para a manifestação em prol da família e contra as drogas, que será realizada, no dia 15/5, no pátio da Assembleia Legislativa de São Paulo. O parlamentar apresentou algumas manchetes de jornais que fazem apologia ao uso das drogas e destacou que é preciso levar informações às famílias brasileiras que priorizem o esporte, a educação e o fortalecimento do vínculo familiar, entre outros assuntos que estão bem à frente da legalização das drogas. (DB)



Educação marginalizada



Carlos Giannazi (PSOL) fez um apelo aos deputados para que compareçam na próxima terça-feira, 20/4, para apreciar o PLC 8/2010, que incorpora gratificação aos salários do magistério. Giannazi informou a importância de os professores receberem a incorporação sem parcelamento, pois, segundo o deputado, "trata-se de R$ 30 a R$ 40 pagos em três anos, um impacto insignificante". O deputado pediu mais respeito do governo com relação à data-base dos servidores da Educação, porque os professores têm sido "marginalizados pelo Estado". (DB)



Mobilização histórica



Após informar sobre a mobilização cívica que acontece, no dia 23/4, em todo o país, principalmente, nas capitais, o deputado Olimpio Gomes (PDT) pediu a atenção da sociedade para a votação em segundo turno, na Câmara dos Deputados, da PEC 300, que visa reajuste salarial para os policiais. "No primeiro turno, foram 390 deputados a favor e apenas dois contra a dignidade da família policial", informou o parlamentar, lembrando que será uma "mobilização histórica". (DB)



De olho na voz



Maria Lúcia Prandi (PT) parabenizou todos os fonoaudiólogos e otorrino­laringologistas pelo Dia Mundial da Voz. Ela destacou a importância do trabalho desses profissionais que lidam com um dos principais instrumentos de trabalho, a fala. A deputada alertou aos presentes sobre a rouquidão crônica, que atinge principalmente professores, e falou da lei que dispõe sobre programa de saúde bucal do professor, projeto que estava sendo implantado paulatinamente e que agora tem sido considerado inconstitucional. (DB)



Empate técnico



Marcos Martins (PT) pediu a conscientização da população sobre o combate ao amianto. Segundo o deputado, "o amianto provoca câncer e mata, por isso precisa ser encarado como droga ilícita". O deputado aproveitou para parabenizar o Sindicato dos Bancários pelo aniversário e destacou seu papel na democratização do país. Martins também comentou o resultado de pesquisa realizada pelo Instituto Sensus que aponta empate técnico entre dois candidatos à presidência, informando que os tucanos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alegar descumprimento da legislação eleitoral. (DB)



Diferença só no salário



"Qual a diferença entre as polícias Militar, Civil e Federal?" perguntou o deputado Conte Lopes (PTB), para entender a diferença entre os salários dessas categorias, chegando à conclusão de que as corporações servem para garantir a segurança e combater crimes no país. "É importante que o governo estadual proporcione algo concreto para os policiais de São Paulo. As autoridades precisam perceber a existência do policial", afirmou Lopes, concluindo que "não são os promotores, nem os jornalistas e nem os deputados que vão prender os policiais corruptos e criminosos, mas os bons policiais que existem dentro das corporações". (DB)



"Escola da família"



Hamilton Pereira (PT) falou sobre as atividades do programa Escola da Família. De acordo com o deputado, o Projeto de Lei 312/1999 instituiu o programa interdisciplinar de participação comunitária no enfrentamento da violência nas escolas. A partir desse projeto nasceu o Escola da Família, onde milhares de universitários de todo o Estado dedicam seus finais de semana ao programa e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do país. Para o deputado, grande parte da crise na educação no Estado é culpa de José Serra, que "cortou 50% dos recursos destinados ao Escola da Família". (TB)



Projeto Rádio Escola



Donisete Braga (PT) falou sobre o projeto piloto Rádio Escola, na Escola Estadual Professora Irene da Silva Costa, no Jardim Itapeva, em Mauá. De acordo com o deputado, durante sete meses alunos e professores receberão capacitação em comunicação pelos profissionais da Rádio Z FM, rádio comunitária da cidade. O projeto foi desenvolvido com recursos de emenda de autoria de Braga, que demonstrou preocupação com o aumento nos índices de violência na região do ABC. (TB)

alesp