Parlamentar propõe sacolinhas de papel nos supermermercados


02/02/2012 14:18

Compartilhar:


Com o objetivo de evitar que os consumidores paulistas sejam prejudicados pelo fim da distribuição de sacolinhas plásticas nos supermercados e estabelecimentos afins no Estado de São Paulo, a deputada Telma de Souza (PT) apresentará nesta semana um projeto de lei que obriga a distribuição gratuita de recipientes ecologicamente corretos, derivados de papel, cuja fabricação seja oriunda de madeira de reflorestamento ou, ainda, de novas técnicas comprovadamente sustentáveis.

A solução proposta por Telma é garantir, em lei, o retorno ao comércio dos antigos pacotes produzidos a partir do papelão. Bastante comuns nos supermercados até o início da década de 1990, eles foram aposentados para dar lugar, justamente, às sacolinhas plásticas, que demoram cerca de 100 anos para se decompor na natureza.

"Os velhos pacotes eram muito populares até serem substituídos pelas sacolas plásticas, numa época em que os conceitos de sustentabilidade ainda engatinhavam no Brasil", lembrou a deputada. A favor da extinção das sacolinhas, Telma pondera que o consumidor não pode ser penalizado.

O projeto diz respeito a estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, remédios ou medicamentos, no atacado ou no varejo. Eles ficam obrigados, também, a providenciar guarda-volumes, com sistemas de segurança, para carrinhos de feira, engradados e sacolas pertencentes aos seus clientes. (jr)



telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp