Da Tribuna


11/04/2011 19:18

Compartilhar:


Rodoanel



"Queremos dialogar com o governo estadual para saber com está sendo feita essa obra", afirmou o deputado Simão Pedro (PT), sobre as obras de infraestrutura do trecho norte do Rodoanel. "É uma obra carissima, com investimentos de R$ 5 bilhões e, por isso, é importante que seja feito um estudo de como será esse trajeto. O trecho sul do Rodoanel já foi inaugurado, mas até agora as compensações ambientais não foram efetuadas". O parlamentar lembrou que não foram feitas audiências públicas para debater a obra, sendo que o trecho norte atingirá escolas e moradias. "Não somos contrários a essa obra, mas sim à forma como o governo a está executando", concluiu. (DB)



Sonho possível



Jooji Hato (PMDB) disse que sonhou ver a cidade de São Paulo em plena ordem pública. "Um sonho possível. Tenho contribuído, com apresentação de projetos, para que esse sonho seja realidade". Hato entende que temas com "tolerância zero" são: alto consumo de álcool; exploração de menores em semáforos; alto custo para o sustento de presos; escolas sem detector de metais; e hospitais sem monitoramento de segurança. "Precisamos apostar na educação, no esporte, na religião e na criação de empregos", afirmou. (MZ)



Respeito ao Parlamento



Donisete Braga (PT) manifestou-se contra a atitude tomada pelo secretário de Segurança Pública em comparecer à Assembleia sem receber deputados de todos os partidos. "O pior é que, além da postura errada, o secretário ainda disse estar aliviado devido à matéria do deputado Campos Machado não vingar na Assembleia. Projetos de lei e sua relevância é prerrogativa dos deputados, o Parlamento precisa ser respeitado", ressaltou o deputado. Afirmou ainda, que irá verificar, com o apoio de seus colegas, quais as medidas que poderão ser tomadas contra esse comportamento. (MZ)



Convescote inadequado



Olimpio Gomes (PDT) lamentou a postura do secretário de Segurança Pública e do presidente da Casa, afirmando que o secretário equivocou-se. "Uma visita ao Parlamento para tratar de projetos não pode ser restringida a um partido. Isso foi pouco educado e desrespeitoso com a Assembleia. O secretario confundiu visita ao Parlamento com "convescote", salientou Olimpio. (MZ)



Comunicado



Carlos Giannazi (PSOL) disse ter rcebido cópia de um comunicado que a Secretaria Estadual de Educação tem enviado às escolas, com o seguinte teor: "todas as escolas que estiverem com déficit de funcionários abaixo de 50% serão atendidas". Segundo Giannazi, imaginem quantas escolas possuem taxa superior a 50% de déficit funcional. Classes super lotadas e o salário mais baixo do Brasil explicam o porquê da evasão funcional. "E a secretária ainda manda esse tipo de comunicado?", questionou Giannazi. (MZ)



Sem voz



Indignado com a informação de que o governo do Estado vai comprar alto-falantes portáteis para que os professores afastados de suas atividades por problemas vocais voltem às salas de aula, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) informou ter encaminhado ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Reginal de Medicina documentação questionando decisão do Executivo. "Eles (professores) estão impossobilitados de usar a voz como instrumento de trabalho. Essa é uma atitude constrangedora, agressiva e humilhante", enfatizou o parlamentar que solicitou a convocação dos secretários da Educação e de Gestão Pública para esclarecerem o assunto nas Comissões de Educação e de Direitos Humanos, assim que as mesmas estiverem constituídas. (LP)



Trocando experiências



O deputado Itamar Borges (PMDB) ressaltou a importância da troca de experiências entre as autoridades que participam do Congresso Estadual de Municípios, que começa nesta terça-feira, 12/4, em São Vicente. Borges, que participará de um dos paineis de discussão, ratificou a importância da participação da Assembleia no evento. O deputado também falou sobre a retomada do microcrédito às pessoas de baixa renda. "Oferecido pelo Banco do Povo Paulista, as pessoas de baixa renda podem participar do programa Pró-Lar, uma linha especial que oferece até R$ 5 mil, sem juros, para que a pessoa possa reformar sua casa." Conforme o deputado, o prazo de pagamento é de 48 meses e pode ser obtido em uma das 400 agências do banco. (LP)



Reduzindo acidentes



Elogiando o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, por proibir os postos de combutíveis de vender cerveja, o deputado Donisete Braga (PT) citou outra medida adotada pelos prefeitos de Embu e de Diadema: o fechamento dos bares às 23h. "Não queremos proibir a pessoa de comprar cerveja, mas que não seja no posto de combustível. Já o fechamento dos bares reduziu drasticamente a criminalidade nas duas cidades." Braga também enfatizou a participação da Assembleia no Congresso Estadual de Municípios, organizado pela Associação Paulista de Municípios, presidida por Marcos Monti, prefeito de São Manuel, de 1993 a 1996. (LP)



Falta de diplomacia



"Segurança pública é a maior preocupação do cidadão paulistano e, por conseguinte, da Assembleia Legislativa. Entristeceu-me o menosprezo do secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que, em reunião com deputados do PSDB, aqui na Assembleia, defendeu a manutenção da Corregedoria da Polícia Civil como subordinada à sua secretaria." Para o deputado Olimpio Gomes (PDT), seria mais educado da parte do secretário conversar com todos os parlamentares ou, pelo menos, com os que pertecem à base aliada ao governo. "Nem com o deputado Campos Machado, um grande defensor do governo nesta Casa, ele conversou". Campos Machado é autor de proposta que trata da devolução do comando da PM à Delegacia-Geral. (LP)

alesp