Apelo ao governo em nome das Apaes


18/02/2008 17:12

Compartilhar:


O deputado Ed Thomas (PSB) entregou pessoalmente ofício ao secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, solicitando que o governador José Serra intervenha em favor das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), quanto ao repasse de recursos do SUS - Sistema Único de Saúde. Das 310 Apaes de São Paulo apenas 63 recebem ajuda, tendo por base portaria do próprio Serra, quando era ministro da Saúde. Em outros Estados, como Minas Gerais e Espírito Santo, a liberação de tais recursos ocorre normalmente, sem qualquer entrave ou burocracia.

No decorrer do ano passado o deputado já conversara sobre o assunto com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, mas nada foi resolvido. "Trata-se de um assunto de pouca complexidade, mas de grande importância para as Apaes, que no Estado de São Paulo atendem mais de 80.000 pessoas carentes", disse o deputado, ao entregar o oficio a Aloysio Nunes, no Palácio do Bandeirantes, para que o assunto seja levado ao conhecimento do governador.

Ed Thomas, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Apaes, tem mantido estreita relação com a diretoria da Federação das Apaes do Estado de São Paulo. Como tem visitado várias escolas do gênero no interior paulista, em especial na região de Presidente Prudente, está plenamente inteirado das dificuldades enfrentadas pelas Apaes, e por isso pede ao Estado que coloque a questão em nível de igualdade de tratamento com outros Estados. "Registre-se que o próprio SUS, em correspondência oficial, confirma que cabe à Secretaria da Saúde orientar os interessados na obtenção dos recursos", esclareceu.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp