Presidente da Assembléia recebe metroviários em campanha salarial

(com fotos)
30/05/2001 17:58

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa de Sã Paulo, deputado Walter Feldman, recebeu nesta quarta-feira, 30/5, uma comissão de representantes dos funcionários do Metrô, que participavam de ato público por melhorias salariais para a categoria. Os metroviários reivindicam reajuste de 7,74%, 4,14% de produtividade e 7,86% de reposição da inflação referente ao período de maio de 1999 a abril de 2000.

Na semana passada, o metrô ofereceu 5,5% de reajuste e pediu a modificação do acordo coletivo, com a supressão de 14 cláusulas, inclusive as que concedem adicional noturno e hora extra de 100%. Em audiência de reconciliação realizada na sexta-feira passada, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) propôs 7% de reajuste, 4% de produtividade, manutenção das cláusulas do acordo e estabilidade de 90 dias. Como a direção do metrô não aceitou a proposta, o TRT transferiu o julgamento do dissídio coletivo para as 11 horas da próxima segunda-feira, 4/6. Se persistir o impasse, os metroviários pretendem entrar em greve a partir da zero hora da próxima terça-feira, 5/5.

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Onofre Gonçalves de Jesus, pediu ao presidente da Assembléia que o Poder Legislativo estadual intervenha junto à diretoria do Metrô e ao governador do Estado para que as negociações prossigam e a greve possa ser evitada. "No momento, as propostas não estão avançando, a Secretaria de Transportes Metropolitanos não se manifestou e a expectativa de uma greve a partir do próximo dia 5 é cada vez mais forte", afirmou ele.

De acordo com o presidente do sindicato, o impasse entre a categoria e a empresa é de natureza política. "Nenhuma das nossas reivindicações representaria um peso significativo nas despesas com pessoal do Metrô, o problema é que eles estão decididos a retirar benefícios conquistados ao longo de vinte anos, o que não podemos aceitar", afirmou Onofre Gonçalves de Jesus.

O presidente da Assembléia delegou ao presidente da Comissão de Transportes da Casa, deputado Rodrigo Garcia (PFL), a tarefa de contatar a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a diretoria do Metrô com a finalidade de promover a retomada das tratativas. "Vamos intermediar as negociações e tentar evitar a greve a todo custo", afirmou Garcia.

alesp