Comércio da Baixada Santista e do Vale do Ribeira pede providências contra violência


05/12/2001 18:10

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) fez pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo reclamando da "morosidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado para executar medidas urgentes, rigorosas e eficazes para conter a violência que se abate, especialmente, na Região Metropolitana da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira".

Mariângela leu o manifesto dos comerciantes de toda a Região, elaborado pelo Movimento Intersindical do Comércio por Mais Segurança, que congrega mais de dez entidades, assinado por: José Camargo Hernandes, presidente da Resan (donos de postos de gasolina, estacionamentos, lava-rápidos); Alberto Weberman, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista; Salvador Gonçalves Lopes, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Santos; Dialino dos Santos Rosário, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Santos; Lídio Peres, presidente da Associação de Lotéricos da Baixada Santista; Maurílio Dias Guimarães, delegado regional do Sincofarma (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos); Herculano Francisco, presidente da Associação Comercial de São Vicente; Luiz Antonio Sares Guerra, presidente do Sindicato de Taxistas da Baixada Santista; Pedro Mahfuz Júnior, presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Santos; e Antonio Augusto Pizzo, presidente do 1º Conselho de Segurança - Conseg, de Santos.

"Mesmo sobrecarregados com o peso dos impostos, os comerciantes são obrigados a contratar segurança particular para poderem operar seus estabelecimentos e dar segurança a seus clientes", lembra Mariângela, destacando que em sua maioria são micro e pequenos empresários, desesperados com o crescente número de assaltos, seqüestros e mortes.

Há dois anos os donos de postos de gasolina compilaram um grande dossiê e o entregaram às autoridades máximas do Estado. "Nele, constam documentos e Boletins de Ocorrência, sem que ninguém, até hoje, tenha tomado uma providência. O sistema de segurança pública é mantido com nossos esforços e tributos, por isso devem ser desenvolvidos dentro do melhor nível de qualidade e eficiência. Policiais existem para evitar que sejamos assaltados e mortos", diz o manifesto.

alesp